quarta-feira, setembro 19, 2007

Entrevista com O Herege




Nove de Abril de 2007. Segunda feira. Vinte horas.


Eu precisava pegar um ônibus da região dos lagos (R.J) até a capital para ir buscar um carro que havia comprado para minha mulher. O carro estava no Rio de Janeiro.


Ajustei-me na poltrona de numero 14.


Não tenho muito costume de andar de ônibus de turismo. Muito menos ficar viajando de ônibus.

Não havia ninguém ao meu lado. Assim sendo, fiquei à vontade pra abrir meu notebook pra ver o tempo passar mais rápido durante aquela viagem que eu saberia ser entediante.

Mas não foi.


Assim que o ônibus passou pela cidade de São Pedro da Aldeia, entraram mais alguns passageiros.

Um deles sentou-se ao meu lado.


Eu estava justamente com minha página da semana do blog aberta na tela.


O rapaz (mais tarde eu sabia ser Rogério seu nome) arregalou os olhos quando viu o blog na tela do notebook.


Eu estava com a matéria da Semana Santa aberta. Havia sido meu último trabalho no blog .(http://blogdoherege.blogspot.com/2007/04/semana-da-santa-hipocrisia.html#links)


Ele, ainda acanhado, virou-se pra mim e perguntou se eu também conhecia o Blog do Herege...


Se eu estivesse um pouco mais irônico que o de costume, eu ia dizer que eu havia aberto internet 'a esmo' e tinha caído justamente naquela página... (quem não souber o que é 'a esmo', volte pra escola).


Contudo, percebí que seria divertido afirmar que o site me pertencia. E foi isso que fiz.

Claro que liguei junto um gravador de MP3. Isso podia um dia ser útil como está sendo agora.


Abaixo, um resumo de uma "entrevista" que dei ao jovem Rogério (26 anos, tinha o rapaz) em cerca de uma hora e meia de viagem.


*********************************************************


Rogério: Você quer me fazer acreditar que VOCÊ é o prório Herege e que eu dei a 'cagada' de sentar ao seu lado justamente numa viagem de ônibus?


O Herege: Sim...espero que a leitura de meu blog não tenha lhe feito tão mal a pensar que algum extra-terrestre escrevia o blog, concorda? Alguém tem que fazê-lo...


Rogério: Ok....ok.....mas....deixa eu perguntar uma coisinha...


O Herege: Fique à vontade pois eu já estou (inclinei-me no assento do banco, jogando-o para trás).


Rogério: Bem, eu notei que você não acredita muito em Deus.....é isso mesmo?


O Herege: Depende...de qual deus você está falando? Já ouví falar de alguns deuses e algumas centenas de santos. Todos mortos e apenas pertencentes ao imaginário popular. Há alguma novidade para testarmos?


Rogério: Tá bom...já entendí. Você não tem crença em nada. No que você crê então?


O Herege: Bem, se você acabou de dizer que eu não tenho crença em nada, sua pergunta não procede por já ter sido respondida por você mesmo há três segundos atrás... (nesse momento ele fez uma cara de quem esqueceu de tomar o Gadernal do dia).


Rogério: Olha só cara.....eu tô na boa conversando com você.....não deboche.....pô, eu gosto de ler o que você escreve. Eu só quero entender de onde você tira isso....entendeu? (ele se irritou, mas ao mesmo tempo que teve vontade de mandar eu ir me foder, sentiu que tinha falado bobagem e se preocupou em sanar mais a própria curiosidade)


O Herege: Bem, vamos lá....digamos que eu apenas tente entender o que PESSOAS COMO VOCÊ pensam. E como vejo PESSOAS COMO VOCÊ com uma imaginação mais fértil que a minha, eu fiz um blog pra debater o que eu chamo de 'devaneios' de pessoas que gostam de superstições.


Rogério: Mas eu não tava falando de superstição.....eu tava falando de Deus!


O Herege: Sim....você estava falando da mais antiga das superstições humanas.


Rogério: Vem cá.....você então quer comparar Deus, Jesus, etc, com acreditar no Saci Pererê?


O Herege: Claro que não, meu jovem.....vá pro interior de nosso país e conhecerá pessoas que já viram algumas vezes o Saci....mas me ache uma que já viu deus e te dou meu notebook de presente.


Rogério: Você está debochando de novo.... (dessa vez abaixou a cabeça quase chorando)


O Herege: De forma alguma. Apenas tracei um paralelo para que você entenda que sua crença procede menos que a lenda do Saci Pererê.


Rogério: Tá.....tá bom.....e porque você acha que Deus é lenda?


O Herege: Olha...talvez deus tenha até existido. E morrido posteriormente.
Pois pelo menos as pessoas com as quais eu tenho contato, apenas falam dele....algumas com alguma intimidade....mas nenhuma me falou de um encontro pessoal......físico.

Entendo que se deus quisesse realmente aparecer ou se de fato existisse, surgiria para todos ou para alguns de nós. Mas note, que sequer aparece um mentiroso ousando dizer que teve um contato físico com o criador. E isso basta para simplesmente ter certeza que não passa de uma crendice popular....a mais antiga delas.


Rogério: É que você ainda não encontrou Jesus, Herege...


O Herege: Caramba......não me diga que ele se perdeu novamente??? (foi impossível perder essa piada)


Rogério: Mas....me diga... e Jesus? o que você acha de Jesus?


O Herege: Bem, agora você tocou meu coração. (um ensaio do que seria um sorriso iluminou o rosto do jovem)

Jesus em minha opinião foi um revoltado......um rebelde.....um Che Guevara que viveu numa época onde não se aceitavam idéias novas. E Roma não perdoava quem lhe opusesse. E não perdoaram Jesus.

Porém, acho que foi boa pessoa.....excelentes intenções. Mas com péssimos conselheiros.....nem os próprios seguidores (apóstolos) se entenderam na hora de contar a história dele e cada um a contou de um jeito. A igreja, alguns séculos mais tarde, descobriu que o povo poderia se encantar com um mártir (sim, a igreja precisava de um mártir) e re-escreveu a história de Jesus da maneira como lhes conviesse.

Eu, no lugar de Jesus hoje estaria muito puto com o que fizeram do meu passado tão suado (e dei uma gargalhada dentro do ônibus - nesse momento notei uma velhinha num assento paralelo à nossa conversa nos olhando com ar de assustada como se tivesse visto algum 'capiroto').


Rogério: Deixa eu ver se eu entendí.....você então não acha que Jesus é Deus....você acha que Jesus foi uma pessoa normal que viveu numa época e deixou uma mensagem......é isso?


O Herege: Parece que começamos a nos entender. Inclusive se jesus fosse deus, ele não o teria pedido para lhe tirar da cruz (pedido negado, conforme está na bíblia), nem clamado a esse deus em tantas outras passagens.

Você já pediu a você mesmo um copo d'água?


Rogério: É que pra entender isso, você tem que estar em comunhão com a idéia...


O Herege: (interrompendo-o) .... em comunhão com uma mentira coletiva na qual todos resolveram acreditar.... por ser a verdade insuportável para cabeças enfraquecidas, talvez você queira dizer.

Ou pensa que é mole encarar um mundo sem deuses, mártires, cristos ou santos?

Entenda Rogério....abrir mão da fantasia, é o passo que uma criança dá para se tornar um adulto.

Descobrir que Papai Noel não existe pode ser fatal para alguns, porém necessario para se viver sem passar vergonha.

Contudo, o que acontece com as pessoas, é que elas foram idiotizadas a 'não pensar....não questionar'. É cômodo para você achar que jesus o está esperando em algum reino imaginário e que a sua vidinha de merda valerá a pena se você cumprir o que alguns querem que você faça.

E com isso, tudo continua como está. E você também.....continuará pensando como pensa.....e passará isso aos seus sucessores, etc...


Rogério: Acha que a igreja em geral manipula então...


O Herege: Hoje é tudo que ela pode fazer. Há alguns séculos ela mandava matar. Mas antes mandava esfolar e torturava.

Hoje a igreja apenas pode te seduzir através da mentira e do medo. Na idade média, a igreja era a lei. Era o senado federal.


Se você estava em desacordo com o que queria a igreja, você era um herege....era 'persona non grata' e tinha o poder de disseminar a discórdia.....você era o anti-cristo e fim de papo.


E lugar de hereges e anti-cristos era na roda da tortura ou na fogueira.


Rogério: Eu não sabia desses detalhes que você está falando. Isso não ta na Bíblia!


O Herege: Claro que não...nem isso nem a descoberta do genoma humano. A bíblia foi escrita (e re-escrita) há muito mais tempo.

Pessoas como você Rogério, são manipuladas justamente dessa maneira. Compreenda que lhe é passada a informação que acham conveniente que chegue até você. Acaso já leu os salmos de Davi?
Deveria haver classificação etária para ler a bíblia devido a algumas passagens...David é uma delas.

Conheço poucas coisas no mundo tão sanguinárias e revoltantes quanto os salmos de David.

Só que quando o pastor ou o padre abrem a bíblia nos cultos, eles citam aquilo que querem que você ouça. E ainda dizem que ' a palavra de deus ' é clara... (nesse momento peguei meu notebook e mostrei a ele algumas passagens bíblicas previamente selecionadas em uma pasta, que causariam revolta ao estômago de 'Jack, o Estripador')


Rogério: Mas Herege, não podemos nos ater à palavra....a biblia tem que ser compreendida em espírito , e não ao pé da letra como você está fazendo!


O Herege: Hmmmmm.....taí......concordo com você! A gente pode então começar a filosofar agora mesmo.
Que tal começarmos por reconhecer que jesus nasceu de uma trepada assim como eu e você, do que ficarmos que nem dois idiotas acreditando que ele nasceu de uma virgem que só não foi apedrejada por populares porque inventou um papo que um tal de anjo Gabriel veio dizer que ela estava grávida do espirito santo?

Pensemos..............se José não comeu Maria.......e Maria inventou essa história para não passar por piranha....temos aqui três condições distintas:


a) Jesus foi o primeiro filho da puta (no sentido mais literal possível da palavra)

b) Maria não valia nada.....(hehehe)

c) José foi o primeiro corno de carteirinha de que se tem notícia!


Rogério: Olha só cara...eu vou parar de conversar com você ..... você nao tem o menor respeito por nada. Eu pensei que estivesse conversando com pelo menos uma pessoa educada...


O Herege: (interrompendo novamente) ... Vê o que fizeram com você? Qualquer idéia que se oponha àquela que já foi implantada na sua cabeça, entra como um parafuso torto e atravessado...te machuca como quem toca numa ferida.

Você sequer suporta a idéia de que isso tudo não passe exatamente disso que eu estou falando....de uma grande manipulação coletiva que enriqueceu Roma e que enriquece o Vaticano e dissidências extras (leia-se evangélicos) até hoje!

Sua irritação me soa boa, contudo. Isso mostra que você não tem sangue de barata e que vai pra sua casa pensando sobre isso.


Rogério: ( com a mão na testa ) ..... Eu não quero pensar nessa possibilidade. Eu teria que redesenhar toda minha vida...e nao tenho estrutura pra isso.


O Herege: Relaxe, rapaz...eu já pensei muito parecido com você. Com a diferença que eu me rebelei contra o sistema. Talvez você um dia também o faça.....talvez não.


Rogério: Eu só nunca vou esquecer a noite de hoje...


O Herege: Também está sendo importante pra mim. Quem sabe um dia eu não conte nosso bate-papo numa matéria? Posso botar seu nome se me der na cabeça de fazer isso um dia?


Rogério: (dando um sorriso confortador) Seria um prazer....mas me ligue quando fizer isso....quero ser o primeiro a ler.


**************************************************

Já liguei pro Rogério....ele ja leu a matéria. Salvou a página inteira no computador dele.

Tive a infeliz notícia de que naquela noite ele estava indo para Niterói (RJ) ver a vó no hospital à beira da morte. E ela realmente não resistiu.

Mas fiquei confortado quando soube hoje através dele que aquele nosso papo não havia sido em vão.

Rogério hoje é leitor mais que assíduo não só de meu blog como de outros blogs afins.


Talvez tenha chegada a hora de inverter quem vai pra 'fogueira'.


Que queime o Clero...e que vivam os Hereges.


(Esse post é dedicado à memória de Dona Catarina, avó de Rogério que veio a falecer de câncer num hospital de Niterói naquela noite.)



...


Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar