sábado, março 14, 2009

Juízo Final


Caríssimos leitores...
Hoje gostaria de compartilhar com vocês um texto publicado na Revista Superinteressante, de junho de 2008. Vale ressaltar que uma das principais características deste periódico é o descomprometimento com os assuntos religiosos, o que o torna isento para discutir tais questões da forma mais racional possível.
Ainda, trata-se de um complemento ao post anteriormente publicado. Creio que muitos aqui acharão bem interessante.
Deliciem-se.
QUEM MATOU MAIS: DEUS OU O DIABO?
Por Rafael Tonon
Na Bíblia, dá Deus, de goleada.
De acordo com os relatos do livro, o Todo-Poderoso é responsável por exatas 2.270.365 mortes, enquanto o coisa-ruim ostenta em seu currículo de maldades apenas 10 eliminados.
Esse surpreendente levantamento foi feito pelo blogueiro americano Steve Wells, editor do site Skeptic's Annotated Bible ("A Bíblia Anotada do Cético), skepticsannotatedbible.com, que reproduz a Bíblia em versão online e comentada.
Depois de vasculhar todas as mortes narradas no livro, Steve publicou dados na internet. Segundo ele, mais de 99% das mortes em nome do Senhor estão no Velho Testamento - a maior matança foi quando Deus destruiu todas as cidades nos arredores de Gerara, na Palestina, tirando a vida de 1 milhão de pessoas.
No Novo Testamento, só 3 pessoas foram mandadas desta para a melhor pelas mãos do Criador: o rei Herodes, Ananias e sua esposa, Safira.
Já o Diabo é responsável pela morte dos 10 filhos de Jó.
Steve diz ainda que a lista de vidas tiradas tanto por Deus quanto pelo Diabo pode ser muito maior: "Só no dilúvio, quando Ele pediu a Noé para construir a arca, cerca de 30 milhões de pessoas teriam sido varridas do mundo. Mas, como é um total difícil de estimar, só somei as mortes cujos números são especificamente citados na Bíblia", diz ele.
Para quem acha que Steve é um ateu incendiário, uma surpresa: ele é mórmon e diz que não quis causar polêmicas com o levantamento. "Sou um cara religioso e temo a Deus. Principalmente agora".
(Superinteressante - Edição 253 - Jun/2008)
Cada um tem o Deus que merece.
Fraternais Abraços.
Porthus.

Lei de Deus???


Qualquer meio de comunicação que se preze deve trazer (ou ao menos tentar) as notícias e/ou informações com o mínimo de paixão possível. E, na minha singela opinião, com um blog não deve ser diferente. Entretanto, alguns assuntos mexem tanto conosco que tentar comentar de maneira inteiramente racional é tarefa das mais árduas.

Com efeito, quando um fato quase surreal se apresenta, se isentar dos sentimentos para abordá-lo é quase tão difícil quanto acertar uma cesta do meio da quadra num jogo de basquete. E se o fato ainda for polêmico, tanto pior.

Vejamos pois a última e mais estranha (para dizer o mínimo) decisão da Poderosa (sic) Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil.

Por muitos anos, sobretudo no mundo ocidental, o poder da Igreja era praticamente ilimitado. Em alguns casos (e algumas monarquias) o próprio Rei se punha abaixo do clero em suas decisões. Com o passar dos anos tal poder se viu diminuído (bendito seja Martinho Lutero), mas a herança cultural de poder e controle não se extinguiu.

Mas deixemos de lado os fatos históricos e retornemos ao objeto deste post.

Certamente muitos dos leitores deste blog acompanharam o caso da menina pernambucana de 9 anos, grávida do próprio padrasto, que teve a gravidez interrompida pela competente equipe do Dr. Rivaldo Mendes de Albuquerque. Mais ainda, estou certo que muitos dos que nos prestigiam neste veículo também tiveram ciência da decisão da Arquidiocese de Recife de excomungar toda a equipe que participou do procedimento.

Sendo assim, vamos aos fatos:

1º- a menina em questão tinha apenas 9 anos e vinha sendo estuprada pelo padrasto desde os 6 anos;

2º- o padrasto confessou o crime e está preso;

3º- tratava-se de uma gravidez gemelar e de alto risco para alguém com tão pouca idade;

4º- o ordenamento jurídico brasileiro só permite o aborto em caso de risco de vida para a mãe (terapêutico) e em caso de estupro (legal), isto é, estava duplamente permitido para o caso em tela;

5º- toda a equipe que atuou no procedimento de interrupção da gravidez foi excomungada pela igreja, mas o padrasto não.

Vale ressaltar, ainda, a declaração de dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife (PE), responsável pela excomunhão: “lei de Deus está acima de todas as coisas”.

Trata-se de uma declaração no mínimo curiosa, principalmente se levarmos em consideração o quanto se matou em nome de deus (sic) durante a história, mas não vamos entrar neste mérito, ao menos não nesse post.

O que mais intrigou nessa decisão “religiosa” é a medida que se dá às atitudes. Eu explico a seguir.

O padrasto, que cometeu o crime bárbaro de estuprar uma menina de seis anos, sistematicamente, não recebeu o castigo da excomunhão pois, para as leis da igreja, este é um ato “menos grave” do que praticar o aborto, mesmo que seja para salvar uma vida. Sendo assim, só nos resta uma triste conclusão: mais vale estuprar e violentar do que salvar uma vida (na visão da igreja, que fique claro).

Fiquei pensando onde estaria o bom senso católico neste caso. Deve ter ficado lá na Idade Média, com os Tribunais da Santa Inquisição. E ainda, como alguém que estupra e violenta tem valor maior do que quem salva uma vida? Parece que a Igreja não quis abrir um precedente, pois uma vez excomungado um estuprador (ou violentador), muitos padres teriam suas cabeças colocadas a prêmio (e antes que alguém se manifeste, basta ver as estatísticas de quantos padres são acusados e presos por estuprar e violentar crianças ao redor de todo o mundo).

Para finalizar, ficamos com mais uma bela declaração do nosso sensato dom José Carlos Sobrinho: “A excomunhão não é permanente. Se se arrepender, a Igreja perdoa”.

Cada um tem o líder que merece.

Fraternais Abraços.
Porthus.

sexta-feira, março 13, 2009

Com licença...Muito prazer!


Queridos leitores, amigos e entusiastas do Blog do Herege...

Venho por meio desta informar que, a partir de hoje, estarei contribuindo com algumas postagens neste veículo de comunicação digital, com a benção (sic) do caro amigo Herege.

Aproveito o ensejo para me apresentar a todos e convidá-los a nos visitar sempre que desejarem. Sem dúvidas não faltarão assuntos interessantes, inteligentes e polêmicos, marcas registradas desse blog.

No mais, divirtam-se sempre.

Fraternais Abraços.
Porthus.
Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar