sábado, janeiro 20, 2007

A vergonha de ser Espírita



Outro dia eu tava numa loja tentando comprar uma bateria recarregável de 9 volts (dessas quadradinhas) para um aparelho que possuo e, enquanto esperava a moça procurar, fiquei atento à conversa de duas senhoras perto de mim. Elas também esperavam um outro vendedor, porém desfilavam um assunto que me chamou a atenção.

Uma delas disse que tinha recebido uma 'carta psicografada' do marido falecido há 8 meses. A senhora em questão quase se inundou em lágrimas enquanto dizia que o falecido contava detalhes da relações dos dois tais como brigas em familia, das viagens deles, etc...

Claro que nada disso me impressionou. Conheço a ladainha kardetelha (kardecista + pentelha) de trás pra frente. Mas isso me remeteu há alguns anos, época em que eu rezava nessa cartilha inútil. O espiritismo nada mais é que um cristianismo disfarçado. Um cristianismo de gente que não concorda em pagar dízimo e que acha que o sangue de Jesus derramado na cruz só serviu para atrair formigas. Ah, claro...e que crêem em reencarnação. (Nisso eu também creio, mas é assunto pra um outro post - e reencarnação não pertence à doutrina espirita como alguns possam pensar)

O espiritismo tinha tudo pra dar certo se se mantivesse como ciência. Seria uma ramo interessante da psicologia voltado ao estudo do que ocorre além da matéria. Algo maravilhoso!
Uma ciência descomprometida com o clero religioso, sem tendenciosismos, e sem pieguices baratas. Talvez hoje nos encontrássemos bastante conhecedores de nossas origens espirituais, dos problemas da dor moral, do destino, da morte e, quem sabe, até mesmo de deus (com 'd' minúsculo proposital).
Mas não...alguém teve a terrível idéia de fundar mais uma religião. Alguém teve a infelicidade de misturar ciência e religião numa coisa só. Não que ciência e religião não devam andar jntas, mas não devem se justificar mutuamente em hipotese alguma. Eu entendo que a ciência serve para tornar as coisas mais claras, e a religião para tornar essa mesma clareza 'menos dolorosa' (risos).
Enfim, minha opinião sempre foi clara sobre isso...religião é para o fraco que dela precisa. Essa é a opinião do editor desse blog e não faço a menor questão que dela compartilhem.
Mas voltemos ao kardecismo.

O que vemos hoje no meio espírita são pessoas completamente sem orientação. Vemos pseudointelectualóides (essa palavra existe?) querendo 'deitar na carne seca', posando de conhecedores dos bastidores da espiritualidade. Vemos "médiuns" que se fizessem algumas consultas com profissionais da área de saúde, seriam taxados de esquizofrênicos crônicos e que estariam tomando algum medicamento 'tarja preta' para o controle de tal excitação neuro-funcional.
Os bastidores do meio espírita é o pior possível. Mediuns puxando o tapete uns dos outros buscando 'posições sociais' dentro da casa espírita, como militares lutando por uma patente mais alta ou uma estrela a mais em seus ombros. Egos inflados e personalidades doentes se julgando conhecedores da ciência da fé e manipulando pessoas que vão até esses centros buscando algum alivio de suas sequelas espirituais.
Diferentemente do que rola em algumas (muitas) seitas evangélicas, o dinheiro não é o atrativo.
O atrativo e o 'status'. O atrativo é ser tratado como "guru". Quanto mais famosa, ou conceituada no meio for a entidade que o médium receba, mais procurado e bajulado ele é.
E "ái" daquele que fizer questionamentos sobre tal médium! No meio espírita prevalece o seguinte ditado: "Crie a fama de que acorda cedo todo dia, e durma o resto de sua vida".
Quando voce atinge o estatus de inquestionável, somente uma quase ocorrência policial te tira esse status. Mesmo assim, voce ainda corre o risco de ver o infeliz sendo chamado de injustiçado e incompreendido.

E claro que umbanda, camdomblé e outras denominações afro-brasileiras não podem ser chamandas de "espíritas". Espirita é somente a doutrina que Allan Kardec codificou e ponto final.
Essas "religiozinhas de negros sem cultura" podem ser qualquer coisa, menos espiritismo...
É isso que se escuta no meio dito espirita.
O próprio espirita se boicota. O próprio espirita se discrimina. Manifestações de entidades apresentadas como "pretos velhos, caboclos e índios", são taxadas de menos produtivas no meio kardecista e em seu linguajar, são tidos como entidades "obssessoras".
Racismo puro. Preconceito latente. Tudo isso disfarçado, claro.

Porém, o que esperar duma religião que apenas driblou diretrizes do Vaticano? (sim, o kardecismo é uma facção, uma dissidência não satisfeita de alguns catolicos franceses do século XIX - vide historia do espiritismo)

Lá em cima, postei um filminho onde um medium da familia Gasparetto diz incorporar o espirito de Cartola (aquele sambista carioca, famoso por ser marido da Dona Zica da Mangueira - ou o contrário - risos). O médium citado faz Cartola se apresentar no programa Jô Soares Onze e Meia (ainda na época do SBT) mais de dez anos depois de morto, apresentando uma "canção inédita" ao vivo e a cores. Tudo isso sem autorização da família e sem direitos autorais. (???)
Como quadro humoristico é no mínimo imperdível. (risos)
Na minha opinião isso é falsidade ideológica e num país sério poderia dar cadeia ou no mínimo um bom processo.
Pobre espiritismo. Áté nasceu de família nobre e com boas intenções. Mas foi educado na FEBEM e hoje se encontra solto pelas ruas das cidades. Convém mantermos portas e janelas bem fechadas...

Bom final de semana a todos.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Cada um tem o Big Brother que merece


Ora vejam só...o Big Brother está no ar de novo, que legal! E já em sua sétima versão...muito bom.
Agora com 16 participantes e não mais 14 como antes, mudaram algumas regrinhas, e fizeram a coisa ficar mais 'emocionante'.
Agora não entra mais 'pobre'. Você não corre mais o risco de encontrar o ascensorista do seu prédio entrando pela sua casa através da imagem da sua televisão. Muito menos a real possibilidade desse mesmo ascensorista ganhar o prêmio e passar a tirar onda com a sua cara com o dinheiro ganho. Ja imaginou? aquele cara que você nem cumprimentava passando por você com um carro importado? Não, querida, acalma-se...isso é coisa do passado...sem chances disso acontecer.
Segundo o próprio Pedro Bial, as pessoas vinham votando nos mais humildes na intenção de fazer uma espécie de justiça social dentro do programa, e que agora isso torna o programa mais igual para todos e com maior expectativa de um fim mais emocionante.

Depois disso, eu passei a pensar....pra quem eu torcia no BBB? eu torcia pro mais pobre, pra mais gostosa, ou torcia pro que eu achava mais legal?
Eu concluí que a minha torcida (quando eu tinha tempo pra me distrair com o BBB, deixando bem claro) mudava de acordo com o meu humor e com as circunstancias demonstradas pela emissora. Ora, claro que eu nao fico fiscalizando o que acontece la dentro o dia todo através de algum canal pago , e assim sendo eu somente via o que a emissora botava no ar para todo o Brasil conferir.
Uma emissora que tem um historico comprovado ( e muita vezes assumido ) de interferir inclusive na eleição de presidentes, nao vai se meter no que remete diretamente à audiencia de um programa que não sái barato para ela?
Claro que somos induzidos a votar nesse ou naquele integrante. É como se voce se mudasse para um predio, e o seu vizinho da direita passasse o dia todo falando mal do da esquerda sem que voce tivesse chance de conhece-lo.

O atual BBB é um grande show de bundas desnudadas regadas a muita, muita bebida. Eu gostaria de estar lá dentro particularmente pra beber sem culpa. Não me recordo de ter visto tanta cachaçada movendo tanta orgia numa emissora de televisão.

Porém , nao tiro a razão da emissora. Ela faz isso porque EU e VOCE gostamos disso. Tanto é que existe a tal da audiencia. Todos temos culpa nesse cartório.
O processo de idiotização passa pela nossa concessão. Se o BBB existe e ocorre no nível que está, é porque NÓS assim o desejamos.

Sinceramente eu teria planos diferentes para um programa desse tipo. Mas será que eu teria quem assistisse? Tem gente que me bloqueou no Orkut por achar meu papo 'chato e babaca'. Aí quando eu vou olhar o perfil do infeliz, vejo que ele frequenta bailes funk, que ficou internado com 'pobrema no tistino' e que o ídolo dele é o Ratinho do SBT... é quando a minha ficha cái e eu noto mais uma vez que cada um tem aquilo que merece ou que consegue alcançar.

Para fazer o povo admirar algo mais cultural e que faça mudar a sua concepção de vida, faz-se necessário toda uma revolução de costumes, e isso demanda tempo.

Eu ainda tenho a esperança de ver um dia um BBB repleto de componentes de Qi alto, poder argumentativo forte, personalidades marcantes e, por que não, pessoas que com algumas frases que nos façam pensar no que estamos fazendo de nossas vidas.

Por hora divirtamo-nos com as bundas abundantes (agora eu passei do ponto, rsss), com a cachaçada sem fim, com o Bial sempre sorrindo (com a grana que ele deve ganhar eu estaria dando saltos mortais de quatro...) e com a emissora mantendo o povo quieto e satisfeito enquanto as bundas sacolejam.
Quem foi eliminado ontem mesmo???

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Previsões para o ano de 2007 ...


Ok, ok...vocês ainda não sabiam desse meu dom, mas eu vou revelar agora. Eu também, alem de Herege e Bruxo, sou um "adivinhão" e resolví brindar os meus amigos com as minhas previsões para o ano de 2007. Claro que já estamos na metade de Janeiro, mas o importante é que ainda tem muito vindo por aí.Sendo assim, vamos lá:Na segunda semana do mes de Janeiro, vai haver um acidente numa das obras do metrô de uma grande capital. Poucas vítimas fatais, mas o desenrolar dos acontecimentos desvendará que as obras já vinham sendo mal feitas há algum tempo.

Nota: tudo bem que eu me atrasei em divulgar essa previsão, mas tem um amigo meu que passou o ano novo comigo que pode testemunhar que eu preví isso direitinho...

* Começa o Big Brother da Rede Globo. Nunca tanta cachaçada e putaria havia sido vista ao vivo numa rede de televisão.

* Na apuração do carnaval carioca, haverá denuncia de 'marmelada' favorecendo uma escola tradicional. Alguns carros de desfile se atrasarão e escolas perderão pontos por isso. Haverá muitas mortes nos dias de carnaval. Também vejo muita chuva no RJ nesse mes.

* Em decorrência do enforcamento de Saddam Hussein, os iraquianos atacarão soldados norte americanos e haverá muitas mortes.

* Surto de dengue no Rio de Janeiro.

* Háverá alguns furacões que atacarão a costa Leste dos EUA.

* Ameaça de terremoto no Japão com mais de 6 graus.

* Os americanos juntamente com Israel mandarão matar algum lider da Al-Qaida e isso causará revolta perante a milícia local ocasionando mais carros bomba explodindo em Bagdá.

*Haverá rebeliões de presos por todo o Brasil. Fica difícil precisar onde e quando, mas sinto que isso ocorrerá proximo a algum evento nacional ou internacional importante.

* O calor vai matar muita gente no verão europeu como nunca se viu antes.

* Cientistas vão achar mais alguns vestígios de água em marte (ou em algum outro planeta) mas ainda não encontrarão "vida". (quando acharem vodka, me avisem...)

* A policia federal fará sua maior apreensão de maconha ou cocaína da historia.

* Ronaldinho Fenomeno namorará uma modelo famosa após terminar com a atual e será vendido para outro clube. Ele vai chegar ao final do ano fora de forma.

* Uns tres ou mais jogadores se destacarão no campeonato brasileiro e terão seu passe vendido para o futebol europeu.

* Um artista famoso morrerá.
* Um cantor famoso morrerá.
* Uma cantora famosa morrerá.
* Romário vai ser acusado de ter filho com mais alguma mulher e terá que fazer teste de DNA.

* A guerra do tráfico do RJ matará alguns policiais em serviço e também matará civis inocentes.

* A policia vai prender um traficante de renome e o levará para um presidio de segurança máxima.

* Fernandinho Beira Mar vai ser trocado de presidio 318 vezes até o final de setembro.

* Há risco de seca na Amazônia.

* Há risco de seca no Nordeste.

* Há risco de inundações no Sul.

* Enchentes em São Paulo (somente no verão)

* Vai haver um acidente aéreo de grande proporção que ceifará centenas de vítimas.

* Michael Schumacer nao vai ser campeão de formula 1 em 2007.

* Rubens Barrichello também não.

* A seleção brasileira de volei masculino ganhará algum titulo internacional importante.

* Os cientistas do mundo inteiro ficarão preocupados com a poluição e com o efeito estufa.

* Cientistas dirão que a água potável está acabando.

* O Pan de 2007 no RJ, vai revelar um grande atleta que vai ficar todo bobo achando que é o máximo e que vai tomar um sacode nas Olimpíadas de 2008.

Depois me cobrem disso tudo.
Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar