quinta-feira, abril 17, 2008

Quem é o Inimigo?



Sexta feira. São oito horas da noite.

Chego cansado de um dia de muito trabalho.

Estaciono meu carro em frente a minha casa.

Ao fundo, escuto brados: " ...e o Inimigo vai ser derrotado! Porque essa igreja vai subir!!! vai ascender aos céus! O Inimigo está fadado à derrota pelo nome de Jesus Cristo!..."

Paro. Olho. Vejo meia duzia de pessoas com as mãos pra cima...e um com um microfone na mão. Debruço no carro e continuo ouvindo. Afinal, é curioso.


Alguém citou um tal de "Inimigo"... será que alguém fez alguma coisa contra pessoas alí dentro?

E continuo ouvindo...

" ... e o Inimigo vem para roubar, trair, mentir, humilhar e enganar até mesmo os escolhidos..."

Êpa! Agora a coisa ficou preta. E se eu for um escolhido? (de quem? eu hein...)

Será que o tal "Inimigo" também vai querer fazer isso comigo?

Melhor eu prestar mais atenção. (Meu olho se arregala.)

E o pastor continua: "...o Inimigo vem para fazer você ficar doente, pra fazer você se separar da sua mulher, pra fazer você roubar o seu sócio, pra fazer você discutir com seus pais..."

Caramba, pensei...esse cara é realmente perigoso! Deixa eu ficar atento a essa porra!

Outra coisa me chamou atenção.

Uma palavra chamada "Aleluia". Sua tradução mais fiel consiste em : louvem! adorem!

Porém notei que a retórica do pastor, usava o termo como que uma VIRGULA. Algo mais ou menos assim: (tentarei narrar)


" E nessa noite ALELUIA em que estamos aqui ALELUIA reunidos em nome de nosso ALELUIA senhor jesus cristo, ALELUIA, eu queria ALELUIA pedir aos irmãos ALELUIA que fiquem ALELUIA de pé, porque cantaremos ALELUIA o hino que o ALELUIA irmão Geraldo vai ALELUIA tocar."


Caraleo...será uma nova língua que eu ainda nao aprendí???, pensei.

E continuei olhando atentamente. Afinal o tal de "Inimigo" continuava a ser citado.

"...E Satanás vai ser derrotado AGOOOOOOOOOOORRRRRRRRAAAAAAAAAAAAA!!!!..."

E ouve-se um balburdio dentro da igreja.

Gente pulando como se o chão estivesse quente.

Um deles parecia dançar uma dança caipira com a bíblia na mão.

Dois se atiram ao chão.

Por alguns instantes pensei em atravessar a rua e tentar fazer alguma coisa! Afinal, estava havendo uma "ocorrência", e eu na minha posição de profissional de saúde tinha meu papel a prestar.

E se alguém estivesse infartando?

Mas aos poucos o cara parou de dançar o "cossaco", os que tinham se jogado no chão se levantaram e a coisa se acalmou. Foi quando ouvi novamente:

" ... E o Inimigo agora foi derrotado! Ele foi expulso da sua vida! Ele saiu daqui amarrado e humilhado!..."

Pensei frustrado: Merda.....perdí alguma coisa...será que desviei meu olhar e minha atenção em algum momento? Caraleos...não ví ninguém sair dalí de dentro.

Cadê o tal inimigo, porra? Esperei esse tempo todo à toa?

Minutos depois, a reunião acaba, saem todos sorridentes, felizes, montam em suas bicicletas (sim, a galera lá vai na igreja de bicicleta) e vão para seus lares. E eu perdí uma hora da minha vida.

**************************/////**********************

Convenhamos...perguntar não ofende.

Quem é o inimigo?

Quem é esse cara?

É inimigo de quem afinal?

Meu???

Seu???

Gente, a coisa é séria. Seria cômica se não fosse trágica.

O problema todo consiste em definir de quem é o inimigo e quem é ele. Ponto final.


"Pede pra sair, Satanás....pede pra sair!"


Os ditos alí neo-pentecostais (evangélicos de congregações que pipocam todos os dias até mesmo nas páginas policiais) chamam por inimigo, o que entendem por Satanás.

Eles querem dizer que Satanás é o inimigo do deus deles. Legal.

Bem...eu não estava presente no momento desta briga (risos).

Ok, pode parecer que estou brincando, mas o assunto procede.

Partindo-se do princípio que ninguém pode testemunhar contra ou a favor de alguém sem ter presenciado a ocorrência (isso consta em todas as legislações do mundo), como é que eu ou você vamos chamar a esse ou aquele de inimigo?

Não seria justo, não é mesmo?

- Ah, mas Satanás quis tomar de deus o poder, Herege....ta na bíblia!

Ué....mas se vocês mesmo dizem que a biblia é a "palavra de deus", como é que eu posso confiar na história sem ouvir o outro lado envolvido? deus está dando a versão dele....e Satanás...cadê a versão dele dos fatos?

Sim, teriamos que ter acesso aos dois lados para podermos começar a pensar em julgar alguma coisa.

Qualquer coisa que fuja a esse conceito é IMPOSIÇÃO de uma verdade. (sabe-se lá com qual interesse)

Talvez Satanás não seja tão ruim assim.

Talvez deus não seja tão bom assim.





Aliás, o mesmo Satanás ofereceu a jesus todo o reino do mundo se o mesmo o adorasse, enquanto esse passava fome e sede no deserto.
Ora...eu só posso oferecer a você, leitor, algo que a mim pertence.
Não posso oferecer o que não é meu.
Satanás quis quebrar o galho de jesus por três vezes. Jesus negou as três.
O final dessa história todos sabem no que deu.(e to esperando até hoje a tal da volta dele né...).
Eu gostaria de desafiar o leitor ao seguinte:
Me mostrar porque deus (entendamos por deus, o deus bíblico, ok?) é bonzinho e porque Satanás é malvado. Não vale citar a bíblia!
Se citar a bíblia vai estar citando os documentos de um lado da história.
E não pode haver parcialidade! Eu quero uma opinião isenta. Livre!
- Porra Herege...mas tu tá cansado de saber que eles estão falando de egrégoras! eles tão falando de coisas abstratas, cacete...
Sim, seu arrombado, eu sei e você também sabe disso. Só que a galera lá da igrejinha acha que o tal de inimigo, o tal de chifrudo, existe em carne e osso, porra.

Eles não sabem ao certo quem ou o que é deus ... mas estão certos de quem é o inimigo e o reconheceriam no meio da rua.

Aliás, esse é um dado curioso.

Peça a um desses alienados para descrever deus e ele vai ficar olhando pro nada, até pegar uma caneta e tentar rabiscar o que vier na mente dele.

Mas se pedir a ele pra desenhar o diabo, ele leva 10 segundos.

O evangélico conhece mais o diabo do que a deus.

Fala mais no diabo do que em deus.

E costumeiramente, acabamos atraindo aquilo em que mais pensamos.

Mas volto a questionar: será que o diabo é tão ruim assim?

Jornalzinho da Universal 'educando' seus jovens...
Já lhe passou à cabeça que o tal de “Satanaldo” pode ser o verdadeiro dono do universo e que estamos desde o inicio dos tempos orando para o ‘deus’ errado?

- Caraleo Herege....agora tu pegou pesado na heresia!

Peguei não, arrombado.

Falar que o Satanaldo é dono desse mundo é tão fiel quanto dizer que o pai de Jesus é que é o dono da bagaça.

Ninguém tem prova de nada.

A igreja em seus primórdios precisava de um velho do saco (velho do saco é aquele homem mau que a gente diz pros nossos filhos que existe na rua, pra eles não passarem do portão de casa pra fora) para assustar os primitivos cristãos da era medieval.

Acontece que até hoje esse “velho do saco” é cultuado como o Satanaldo!

Para manter os cristãos mais assustados com qualquer coisa que eles desconheçam ou que lhes ameace.

Daí vem o termo “inimigo”.

Afinal, num mundo cheio de incertezas e desigualdades, alguém tinha que pagar essa conta....e deus sendo perfeito em sua essência não poderia ficar com essa má fama.

Aí criou-se a historinha do Satanaldo.

O inimigo na verdade é a ignorância.

O inimigo são as pessoas que não querem permitir que esse conhecimento chegue até o povão.

O inimigo é aquele cara que diz pra você não ler o Blog do Herege porque lá só tem porcaria e que ele só sabe falar mal do cristianismo.

O inimigo é a pessoa que tem medo de tudo e quer que você também tenha, só pra fazer companhia a ela nessa síndrome do pânico do inimigo.

O verdadeiro inimigo se manifesta na sua vida na forma da falta de liberdade de escolha.
O inimigo existe quando você deixa de ser você, pra se tornar aquilo que querem que você seja, sem tomar conhecimento da sua liberdade de questionamentos.

Esse é o inimigo.
Cuidado com ele.

18 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Anonymous Anônimo said...

He he he . E o Herege volta às suas origens. Se eu conheço bem meu amigo Etílico, alguém andou pisando no calo dele. He he he
Mas ficou DEZ a matéria.
A cara do Herege. Bem mais que a anterior na minha opinião.

3:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tá ficando bom.Risos. O Herege voltando as origens.
Puta matéria, Herege. Mew fez rir pra caralho.
Cada dia mais seu blog virou referencia até entre meus amigos.
Parabéns.

4:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Herege vc só fala merda. Um dia Deus vai castigá-lo por tudo isso. Pode ter certeza que não haverá perdão para você.

5:37 PM  
Blogger O Herege said...

Caro Anônimo (anonimato é pecado hein), me abstenho de crer nesse deus que costuma castigar quem não concorda com ele. Deixo-o para você.
E obrigado pela visita.
Amém.

6:00 PM  
Blogger Unknown said...

Deus não vai perdoá-lo mesmo. O senhor é um sacana, um perfeito filho da puta, Herege. Como é que vc tem coragem para espalhar a verdade por ai para que todos saibam?

Eu, francamente, espero que deus não o perdoe. Aliás, ele não perdoa ninguém e que não dê a sua parte no próximo rateio do dízimo.
e tenho dito

10:15 AM  
Blogger Unknown said...

Agora falando sério. O inimigo dos cristãos é a própria culpa. O cara mata a mãe e, para se isentar, diz que foi pq não estava com deus. O cara não ganha dinheiro e diz que foi Satanás (o adversário) que o impediu.

O cristianismo é a maior bengala para alcoólatras, assassinos e pedófilos (esses últimos parece ser um problema interno).

Estava conversando com uma mulher que faz parte de uma pequena igreja (escrevi que ela "faz parte" de forma totalmente intencional) e ela me relatou que uma pessoa que frenquentava a igreja enquanto casada, não poderia frequentar caso se separasse. Mas, se voltasse a se casar, poderia voltar. Deus não deve amar pessoas separadas hahahahha (vc deveria ter visto meu sorriso cínico para o lado). Como a igreja tb não aceita mães solteiras e rapazes alegres. O inimigo talvez seja somente a vontade própria das pessoas.

Em tempo...queria lançar uma sugestão: quando faltar em algum compromisso importante e precisar mentir para se justificar é só mentir com uma biblia na mão. É inacreditavel o quanto acreditam nas bobagens que alguém com biblia na mão pode contar

10:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Herege!

Mut legal a matéria!
Na verdade eu acho q essas igrejas usam como estratégia para manipular as pessoas o medo delas. O medo de perder o emprego, de não trabalhar, de perder o marido (mulher), para fazer com que essas pessoas façam o q é conveniente e bom para os pastores.

Na verdade tudo isso é uma coisa mut suja. Botar medo nas pessoas pra sempre ter 10% do salário delas é um tipo de roubo mut mal caráter.
Tenho q concordar com o Herege que o maior inimigo é a ignorância.

3:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Perfeito! Bravo, Herege!

7:00 PM  
Blogger Porthus said...

Caro Herege (tal alcunha nunca lhe caiu tão bem), você não tem medo de escrever essas coisas? (hahaha)
Um dia a coisa pode ficar feia pro seu lado, rapaz. Você ainda vai ser caçado como uma lebre, torturado como um prisioneiro de Guantanamo (hahaha) e queimado como uma bruxa. Aliás, por falar em "queimar", já reparou como essa palavra é usada pelo cristãos, sovretudo nos cultos petencostais, quando querem expulsar o pobre do Sassá (com intimidade mesmo...hahaha)? Seria uma herança cristã da Santa Inquisição? É, no mínimo, curioso e um caso a se pensar.
No mais, a matéria ficou do caraleo. Só não esquece dos 10% no fim do mês, hein (hahahaha).
Forte abraço, véio.
Ricardo "Porthus" Nunes.

8:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo num ponto: o inimigo é a ignorância. Uma vez conscientes, estamos livres para escolher nossas crenças e valores. Uma vez sabedores, somos responsáveis pelas consequências de nossas escolhas. Não gosto dos neo-pentecostais pq ali rola muita ignorância, é uma exploração de um povo sofrido que só precisa de uma motivação p viver. Sou protestante, acredito no tal "inimigo" sim, mas sei que ele não tem chifres nem fede a enxofre. Mas adorei o texto! bjos

10:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

opa: queres descobrir pq milagres acontecem??? fala um pouco mais sobre isso, p ver se eu entendi... :)

10:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô Herege... Sou leitor do seu blog a um bom tempo mas nunca tive a cara de chegar aqui e comentar... Mas hoje fui obrigado a faze-lo!

Parabéns pelas matérias.. Já mudaram muito meu ponto de vista sobre várias coisas e até me inspiraram a escrever textos de autoria própria. :)

Parabéns, continue assim...
Dou várias risadas com os fanáticos que chegam dizendo "Luluia Gzuis! Herege vai pro Inferno! Deus nunca vai te perdoar!"

:)
Abraço!
Victor

8:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha Herege, faz pouco tempo que comecei a ler seu blog, sempre acreditei que há um propósito para o ser humano ser como é, diferente dos outros animais por causa de nossa massa cinzenta e nossa anatomia, acredito que não estamos aqui para fazer apenas necessidades fisiológicas e satisfazer nosso ego . Nunca me senti confortado com o que as religiões passavam, hoje vejo que não sou "pecador" por pensar assim, e vejo que minhas atitudes devem ser com consciência e respeito pela vida, coisa que sempre tive, e não por medo ou "temor" como dizem nas igrejas. Alias cresci numa seita protestante, na adolescência acreditava que "deus" não estava comigo quando não tinha dinheiro, amigos, emprego, andei por varias outras igrejas e vi a pior face do ser humano, o quanto alguns de nossa espécie são safados, verdadeiros sacanas, já vi até assessor político exercendo função de "pastor". Depois voltei a minha denominação cristã... me sentia meio perdido, vazio... depois tomei um "pedala" quando comecei ler seu blog, e meu cérebro começou a "questionar" (alias questionava antes mas não tinha consciência do porque das questões) como vc relata em algumas matérias passadas. Hoje acredito que deva existir uma verdade, uma resposta, ou talvez nada, não sei bem o porque, mas acredito nisso. Parabéns pelo blog e pelas matérias... infelizmente as pessoas ouvem apenas o que lhes conforta e da segurança.

6:57 PM  
Blogger Unknown said...

Você sempre pega um pouco pesado, mas esta certo que a falta de informação das pessoas faz um alvo facil para a manipulação de aproveitadores.
Almir

8:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Herege lendo a materia no inicio pensei q vc tava falando da dengue
hsuahsuahushuauh

mas herege temos q combater o inimigo

hahahhahahahah

vo compra uma doze pra nois mata ele
kkkkkkkkkkkkkk

2:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adoro quando vc poe deus com letra minuscula.
Afinal deus é um objeto.

*ui como vc difama menina Herege!*

Que nada, seu arrombado.

Objeto é tudo aquilo que é usado pra defender paradigmas e crenças a fim de controlar algo ou alguem. (ou uma população inteira né :D)

Objeto é tudo que tem nome mas seu sentido pra ter sido criado é abstrato ou mistico. Todo mundo sabe que uma arvore pode virar madeira que vira sua cama.(Isso quando os "atuais" homens da caverna perceberam que deitar no chão era duro), assim como todo mundo sabe que se nao andar na "linha" deus te manda pro satanaldo.(mas se vc for bonzinho, deus te manda uma cama das casas Bahia, na promoção)

obejto é tudo que (pode) (e não deve ao meu ver) ser adorado. Objeto tem poder. Sua carteira é um objeto, sem ela você não come. Por que? Porque dentro dela tem outro objeto que você PRECISA pra sobreviver. Assim como deus. Sem ele você não chegaria aonde chegou não é mesmo?Ele é ELE você é ele em miniatura, voce é um garage kit de deus em sua perfeição!
Mesmo arrombado você chegou aonde chegou, mas você é um arrombado feliz, porque vc é filho do objeto e será por ele protegido.

Objeto é tudo que você toca. Mas a ciência já provou que nosso olhar é limitado e o que vemos não é exatamente o que vemos...Por isso os animais irracionais enxergam diferente. Portanto você toca deus quando ora tanto quanto toca uma no banheiro de olhos fechados achando que é uma mulher ali (Ops, nada contra a mulher tb se tocar O.O)

Objeto é algo concreto( muitas vezes de concreto mesmo) que acreditamos. E tambem somos objeto na mão dos outros. Que infeliz isso, eu sou um objeto!!!Você é um objeto!!!
hm... e da onde deriva essa palavra? de OBJETIVO. deus tem um OBJETivo pra você, então sobe e arrasa meu irmão...Arrombado ou não...ou o satanaldo te pega de volta.

7:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí Herege!
O engraçado é que esse bando de ignorantes a séculos estão tentando derrotar o tal de diabo e até agora nada. O pobre leva a culpa de tudo.

10:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

vc é louco man...
sou evangélico, mas não me coloco contra vc, é o seu ponto de vista e respeito... mas um dia vc verá,presenciará,e desacreditará da verdade absoluta.
Nem vc pode negar q exista algo "maior" ou "acima" de nós... seja bom ou ruim.
Vc escreve bem, e tem bons argumentos, mas cuida para q suas palavras sejam melhores doq o silêncio.
E acho q não é a solução "atacar" aos seguidores de Deus, cada um usa seu tempo para oq bem entender por certo!

E... como vc citou q queria saber "os dois lados da história", procure por uma bíblia satânica.

*bíblia satânica, cristão?! isso existe?*

Existe sim, leia e faça bom proveito.

abrass

11:31 AM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar