quinta-feira, abril 10, 2008

Você é tão Rico quanto quiser Ser



A quantidade de dinheiro que você tem ou passará a ter em sua vida é exatamente proporcional à importância que você der ao mesmo dinheiro.


Talvez devessemos nos remeter à nossa infância quando falamos em falta ou dificuldade em se ganhar ou ter dinheiro.


Quantas e quantas vezes não ouvimos a frase "dinheiro não traz felicidade", ou então "pensa que ganhar dinheiro é mole? não é não...".


Mas há ainda coisas piores como, "ele tem dinheiro, mas vive cheio de problemas, coitado...".


Realmente...coitado. Coitado de quem fala uma bobagem dessas.


Meu velho pai tinha um ditado que dizia mais ou menos o seguinte: Quando você ver alguém falando mal do dinheiro, preste atenção...ele está falando mal do dinheiro dos outros.


As pessoas que não tem dinheiro (doravante entendamos que não ter dinheiro, é viver sem o suficiente para se fazer o que se gosta, ok?) parecem ter até mesmo medo do dinheiro.


E se você tem medo de alguma coisa, é natural que se afaste dela. Nem que de forma inconsciente isso acontecerá.


Entendo que o primeiro a ser feito é mudar o que se pode chamar de "conceito de dinheiro" que temos em nós.


Se tenho um conceito de dinheiro negativo, um conceito de que se tiver dinheiro as pessoas só se aproximarão de mim por interesse, que os pobres vão me olhar de cara feia, que pessoas de má indole vão querer me sequestrar, etc...é provável que eu de fato jamais alcance o dinheiro que eu necessite para ser feliz na minha vida.


E sem essa de que dinheiro não traz felicidade.


Dinheiro traz e muita felicidade. Falo isso porque já viví sem esse dinheiro que estou falando e hoje vivo com uma condição bastante próxima do que eu chamo de "suficiente para a minha felicidade".


E o que é o suficiente para a sua felicidade?


Ora, isso você também determina.


Talvez para você, leitor, felicidade completa seja morar num subúrbio sem água encanada ou saneamento básico, mas desde que seu barraquinho seja próprio!


Já para outros, felicidade é ser dono de um transatlântico.


E a escolha é você quem faz. Vai acontecer da forma como você determinar.


Talvez seja necessário abrir uma grande lixeira e dentro dela deixar informações tais como: pessoas ricas em geral são más, todo rico é desonesto, temos que guardar dinheiro para os dias difíceis, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, etc, etc, etc...


Se esse é o modelo de dinheiro que você tem, tenho uma péssima notícia a lhe dar. Você está fadado a não participar do clube dos portadores de dinheiro. Pois você não gosta dele!


O importante é graduar o seu 'termostato' de dinheiro naquilo que de fato você quer e necessita.


A família em geral tem grande 'culpa' nisso.


Eu digo culpa porque todos temos a tendência de seguir aqueles que nos são próximos.


Ora, se você tem uma mãe, um pai, um avô ou seja lá qual parente próximo for, e que desde criança educou você a ter uma imagem distorcida do dinheiro, é como se você tivesse um "vírus" instalado dentro do seu subconsciente que vez por outra lhe grita à alma: Afaste-se do dinheiro...isso é perigoso!


E cabe somente a você detectar esse vírus e excluí-lo de sua programação.


Comece a observar seu comportamento diário.


Há um tempo atrás eu estava vendo uma pregação do Bispo Macedo num programa da Igreja Universal e observando a forma como ele enriquecia sua conta bancária através da fé das pessoas que doavam dinheiro àquela instituição.

E eu sempre pensava comigo: - Mas que canalha...ganhar dinheiro assim é mole.


Sem perceber, meu cérebro mandava uma mensagem para meu inconsciente dizendo mais ou menos o seguinte: Somente os canalhas ganham dinheiro fácil.


Hoje mudei pouco meu conceito sobre esse cidadão, porém procuro enxergá-lo como um VENCEDOR.


Outra coisa que temos que abolir, é o hábito de colocar a culpa nos outros por não termos dinheiro.


Colocamos a culpa em nossos pais por não terem nos colocado para estudar, em nossas esposas por gastarem demais, em nossos sócios por terem nos roubado, no governo que capturou quase todo seu rendimento através de impostos, etc.


Toda vez que formos colocar a culpa em alguém, devemos virar o dedo para nosso peito e admitir: - Isso aconteceu porque eu permiti que isso acontecesse. E vai acontecer de novo somente se eu deixar.


Acredite...na absurda maioria das vezes, a culpa é nossa mesmo.


Outro diferencial entre as pessoas bem sucedidas é o foco.


O foco das pessoas de sucesso, são as oportunidades. Os das pessoas fracassadas são os obstáculos.


Onde um vê uma mina de dinheiro, o outro só consegue ver um buraco escuro.


Onde um enxerga um trampolim para uma vida melhor, o outro estremece só de pensar nas mudanças de vida que terá que fazer e sequer dá um passo adiante.


A pessoa que tende ao fracasso em geral é medrosa. Ela vai ter o dinheiro que vier até ela, e jamais o que ela buscar. Ela não se sente capaz de ir buscar. E talvez até de fato não seja capaz.


Ou seja, ficará somente com o que eu chamo de RESTO. E o resto, normalmente é aquilo que ninguém mais quis...


Triste não?


Note também que as pessoas de sucesso, buscam a companhia de pessoas igualmente bem sucedidas.


E note que os pobres também não só gostam de se misturar a outros como eles, como também evitam se misturar "àqueles ricos asquerosos".


Ora, a questão é simbiótica!


Se você somente se misturar com gente que tem tão pouco quanto você, jamais descobrirá como foi que o outro conseguiu sucessso.
Na verdade falta humildade ao pobre.


O pobre em geral é orgulhoso, fala mal de quem tem sucesso, amaldiçoa o dinheiro, diz que não queria ter (tal qual a lenda da raposa e as uvas) e evita se misturar com quem tem mais dinheiro que ele.


Observe que as pessoas bem sucedidas gostam de se promover, enquanto os pobres, aqueles 'humildes' gostam do ostracismo e da discrição.


Buscam isso...e isso terão.


O bem sucedido quer aparecer na mídia, quer ser visto, quer ser admirado, quer que falem algo dele, quer "causar", ... e sabe por que?


Provavelmente porque está de olho em algum bom contrato ou empreendimento.


Mas o 'humilde' não gosta dessas coisas...então ele vai mais uma vez ficar vendo o sucesso do bem sucedido na revista Caras (pendurada nas bancas, claro - pobre nao tem dinheiro nem pra comprar a Caras), enquanto come um pastel frio com caldo de cana moido ontem.


Em suma, os bem sucedidos, AGEM apesar do medo.


Os demais, se deixam paralisar pelo mesmo medo.


Entendamos o dinheiro por prosperidade. E não podemos temer a prosperidade. Não podemos deixar de desejar viver em abundância.


É preciso entender que a maioria dos que hoje são 'mestres', um dia já foram verdadeiros desastres! E aprender com a vida é a melhor maneira de se obter a dita prosperidade.


Lembre-se: Se você tiver dinheiro, poderá fazer aquilo que você quiser fazer e então será feliz e tornará feliz àqueles que estão ao seu redor.


Será uma pessoa solicitada e bem quista por ter obtido sucesso na vida.


E o principal disso tudo:
Os vitoriosos comemoram.
Os derrotados se lamentam e se justificam...


A escolha é nossa. O jogo aí está.


Que se lancem os dados!


P.S.: O autor desse texto ainda não é rico (portanto não me sequestrem, por gentileza), mas busca ser uma pessoa bem sucedida em todos os aspectos da vida. A intenção dessa matéria é ajudar a você que procura uma entrada (jamais uma saída) e ainda não a encontrou.

14 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Anonymous Anônimo said...

a MELHOR matéria aqui... Parabéns... e Sucesso ! :)

Beijos; Naty Teixeira .

3:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Faço coro com o anônimo ai em cima. Mas não sei se algum "pobre" ao ler isso aqui vai ter a mesma postura (rsrssrrs).
De qualquer forma, parabéns por mais uma máteria que nos poe pra pensar.

3:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Herege, com certesa voce pensa assim por que é um burgues de merda. Queria ver falar isso se fosse pobre. Falar é faciu.

4:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu grande e velho amigo, fico contente com tanta lucidez e coerencia em suas palavras! Concordo com seu pensamento e busco agir exatamente assim. Não sou uma pessoa rica mas me considero próspera.
E mais uma vez. Parabens!

4:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Herege, cada vez que leio um texto seu, me comovo. Muitas vezes buscamos em livros caros o que um amigo num blog a principio despretencioso pode nos trazer.
Não sei se foi sua melhor 'performance' no blog, mas sem duvida, a mais lúcida matéria e a mais útil delas todas talvez.
Que se mantenha assim, convicto de suas incertezas mas sempre com o raciocinio anos luz a frente dos demais mortais.
Você é uma pessoa única.

5:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Simplesmente sensacional. O amigo Herege mais uma vez consegue abordar um assunto que a alguns pode parecer delicado, mas que na verdade salta aos olhos de tão óbvio. A abordagem particular traçada pelo amigo André (eu sou amigo dele - morram de inveja) é digna de poesia literária de tão objetiva e ao mesmo tempo profunda.
Toques sutís de fina ironia misturadas à essencia da questão fazem dessa talvez a sua mais brilhante matéria, caro amigo.
Estou certo de que um dia ainda vou vê-lo escrevendo para um grande jornal.
Abraços do amigo Luis Claudio.

7:55 PM  
Blogger Porthus said...

Seu viado (amigo que é amigo tem que ter intimidade pra xingar o outro na hora que quiser...rs), a matéria ficou sensacional. Um texto com o toque herege-etílico que parecia ter ficado esquecido por alguns dias, mas que sempe volta cada vez melhor. Não sei se posso fazer coro ao dizer que é a sua melhor matéria, ou mesmo a mais lúcida (por ter conhecer bem, sei que é capaz de comentários muito mais lúcidos do que esse, principalmente quando regados a uma boa caipiroska, com frango à passarinho...rs), mas sem dúvida é aquela em que você se livra de toda e qualquer sombra de hipocrisia que porventura ainda poderia existir em seus textos.
Uma matéria fria, direta, simples, e até mesmo didática. Ma se prepare, pois prevejo uma repercussão imensa, e nem sempre positiva. Não é todo mundo que consegue alcançar sua racionalidade.
Como diria meu falecido, mas muito sábio, avô: "Dinheiro realmente não traz felicidade, mas com toda certeza manda buscá-la".
Forte abraço e felicidades, véio.
Ricardo "Porthus" Nunes.

11:35 AM  
Blogger Claudia Valente said...

PO!!! eu ralo pra caramba , e nunca tenho dinheiro!!!! essa é a verdade, só os canalhas enriquecem rápido!!!!
acho q vou me tornar uma!!!!
bjs!

1:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não lí todo o testo pois tambem já li o livro "O segredo da mente milionario".

mas boa materia.

;)

8:39 PM  
Blogger killer said...

como já tinha te falado o post ficou irado , falou tudo, bem bolodo, com um toque de ironia sua marca como o porthus falou "herege-etílico" mandou ver, ponto positivo está perdoado sobre o post anterior rs

2:25 PM  
Blogger killer said...

como já tinha te falado o post ficou irado , falou tudo, bem bolodo, com um toque de ironia sua marca como o porthus falou "herege-etílico" mandou ver, ponto positivo está perdoado sobre o post anterior rs

2:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

essa materia é obvia. Estamos perdendo a capacidade criativa andrezinho?

8:15 PM  
Blogger O Herege said...

Respondendo à Cris:
Se a matéria é óbvia pra você, porque você não disserta sobre ela, ou nos mostra o seus blog com os seus pensamentos menos óbvios ou áté mesmo nos convida a conhecer o seu Orkut para que possamos olhar para a sua vidinha de merda?
Ainda assim muito obrigado pela visita. Nem só de vida inteligente é habitado o meu blog...infelizmente nao tenho como censurar o acesso aqui dentro.

1:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

kkkk... tenho que concordar com vc, aliás, com teu pai.... parabéns pelo blog e pelos questionamentos, sempre pertinentes.

10:23 PM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar