quinta-feira, março 08, 2007

Hoje é o Dia Internacional da Mulher ... E daí?


Ah, finalmente...8 de março. Dia Internacional da Mulher! Mulher com M maiúsculo e de tantas conquistas! Mas e daí?


E daí que isso tudo é fantasia.


Não, não sou contra o dia internacional da mulher (agora com minúsculos propositais).


Eu sou contra "os dias" em geral.


Os "dias" não fazem em verdade muito sentido.


Ninguém precisava ter "dia".


Todos teriamos que ter nossa dignidade preservada e devidamente acentuada sem que para isso tivéssemos um "dia".


Indio tem dia.


Mulher tem dia.


Negro tem dia.


Gay tem dia.


Mãe e Pai tem seu dia.


Profissionais liberais também tem.


Pergunta oportuna: pra que?


Bem, hoje é dia da mulher (resumindo). Não que eu seja contra os movimentos femininos, até porque gosto deles. Principalmente os do quadril, desde que com algum ritmo cadenciado. (tomates podres mais tarde, por favor...)


A mulher não precisava ter dia. Nem a mulher nem o homem (homem tem dia internacional?) nem ninguém.


Isso mostra apenas o quanto o ser humano gosta de dividir, de separar.


Fico imaginando a cena de uma feminista convicta no dia de hoje. Algumas delas já deviam estar se preparando psicologicamente desde o carnaval para o dia da mulher. Afinal, hoje é dia de fazerem o que quiserem, nao é mesmo?


Não. Não é não.


Nada muda. Absolutamente nada.


A trocadora de ônibus do ponto de ônibus em frente ao meu trabalho foi trabalhar com a mesma calça e blusa surrados do dia anterior.


E, pasmem, amanhã não vai ser dia da mulher e nada também acontecerá.


Podiam fazer o dia do Joãozinho.


Sim, Joãozinho o arrastado. (perdoem-me tocar sempre nesse assunto dessa forma forte, mas a questão é forte e merece ser tocada como tal)


Joãozinho e a menina que recentemente levou um tiro nas costas e ficou paralítica também deveriam ter o seu dia.


Ah!...mas isso não dá ibope nem vende calcinha, Herege!


Isso não rende 3 minutos de atenção no Jornal Hoje da Globo como rendeu uma homenagem ao dia da mulher. Nem no video show!


Afinal, quem vai se lembrar da menininha que nunca mais andou por causa do tiro se fizermos um dia pra ela?


O que venderiamos nesse dia? .... deixa ver...


Bem, talvez pudessemos vender muletas, cadeiras de roda....tudo em promoção, claro!


Mas isso não vai acontecer porque a menininha não vai ter o dia dela.
Nem o Joãozinho.


Negro também tem o seu dia.


Afinal, ele tem que ter o dia de exaltar a sua raça, ora bolas!


Eu que sou branco, um dia ousei vestir uma camiseta escrito "100% Branco" e caminhar pelas ruas de Búzios-R.J e quase fui preso.


Afinal, eu não tinha direito de exaltar meu orgulho em ter a pele rosada. (branco nenhum é branco, nós somos na verdade rosados)


Negro pode.


Negro pode ter banda chamada "Só Preto".


Negro pode ter revista chamada "Raça".


E, claro, pode (e deve) andar com uma camiseta dizendo "100% Negro".
E eu também não tenho nada contra negro.
Afinal é crime.
Mesmo se eu tivesse, eu não poderia ter.
Ou talvez pudesse ter, mas não poderia assumir.
E se eu assumir, eu vou preso.
Uma vez uma amiga advogada me disse o seguinte:
"Se você tiver uma raiva muito grande de um negro, fure o olho dele com uma caneta esferográfica e terás direito a um julgamento justo. "
Mas não o chame de preto.
É crime inafiançavel.
Mas graças a 'deus' eu não tenho nada contra negros nem quero que você fure o olho de nenhum deles com uma caneta esferográfica.
Como eu também não tenho nada contra a mulher.
Afinal, tenho uma em casa.
Complicado isso né?
Não, na verdade é muito simples (. . .)


Mas eu só toquei nisso pra mostrar o quanto é inutil o "dia do..."
E pra mostrar também o quanto são controversos certos valores sociais.


Mas bem......você é mulher e quer comemorar alguma coisa né....pois comemore.


Faça seu namorado, marido, amante, cacho, rolo...faça algum homem gastar um pouco mais de dinheiro do que de costume com você na data de hoje.


Pois é apenas pra isso que serve o dia de hoje.


E aproveitem logo. Já é quase noite.....e o dia de vocês já está acabando.


Amanhã vocês terão tanto destaque quanto o Joãozinho ou a menininha que não pode mais andar.
Que nunca mais vai poder andar.


Você ainda está com vontade de comemorar alguma coisa?


(. . .)

10 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Blogger eutalia said...

CONCORDO INTEIRAMENTE COM VC..NADA DESSE NEGÓCIO DE DIA ME AGRADA! MEU DIA É TODO DIA QUE EU ME BELISCO E ESTOU VIVA!
ESCAPEI DE UMA OUTRO DIA E AGORA TODO DIA É DIA DE BRANCO!(DE ROSADOS COMO DIZ VC)AGORA ..A FDP DA AFRO-DESCENDENTE AQUI DA FRENTE DA MINHA CASA,SEMPRE CHAMOU-ME DE "AQUELA AMARELA"E NUNCA ACHOU QUE ERA CRIME!
CHAMA OS "ROSADOS" DE BRANCOS AZEDOS E AINDA DEVE ACHAR QUE É ELOGIO...E NO DIA DO NEGRO,TENHO DE FICAR OLHANDO A EMPREGADA DELA COITADA(UMA LOIRINHA HUMILDE)SERVI-LOS DE CERVEJA TODO O DIA,E SENDO CHAMADA DE "BRANQUINHA" ACABOU O PETISCO,"BRANQUINHA" TRAZ MAIS UMA GELADA
ME POUPEM COM DIAS DE COMEMORAÇÃO!

6:28 PM  
Blogger Fernando Xavier said...

Herege, Herege...

O pior são os olhares atravessados quando você não parabeniza o que não tem motivo para congratular.

Quanto ao dia... também carrego uma vergonha uma vez ao ano... Afinal sou preto. Negro não, Preto. Sempre achei que o que corrige o termo pra negro só pode ser bitolado, fresco ou até racista. Preto me define tanto quanto Negro me define quanto Mestiço me define... N-E-C-A-S!

As segregações acontecem em situações silenciosas que não tem nem placa pra te ofender. Pontos de ônibus, bancos, algumas praças, um quê de sutil-hostil,neologismo, em lojas de shopping que não vendem nada durante o mês inteiro, mas não vão a falência. (será lavagem de dinheiro?) Alguns feitos pra você não conseguir utilizar.

Por Que?

7:23 PM  
Blogger O Herege said...

Boa pegunta, Fernando...boa pergunta.
Quanto à sua suposta vergonha, eu faria uma coisa se fosse negro.
Talvez eu movesse alguma espécie de 'contra-campanha-anti-racismo'.
As pessoas tem que entender que segregação, seja de que tipo for, só alimenta aidna mais a discriminação. Mas o que será que querem com isso...acabar ou aumentar ainda mais o racismo?
Eis a questão.
E obrigado pela visita. ;)

7:31 PM  
Blogger killer said...

Parabens pelo post vc falou tudo, claro do seu jeitinho rs.
Esses supostos "dias" só servem para vender só isso. Sim dia da Mulher e amanhã? a mesma mulher que comemorou o seu dia, no dia seguinte toma porrada do marido então que dia é esse? dia da porrada?
rs

10:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahahahahahaha
serve paran ganhar presente,uai
viva as feministas :p

10:30 PM  
Blogger mbs said...

Eu n ganhei presente;
eu parabenizei aos homens pelo lado feminino deles;
eu muitas horas esqueci q era dia da mulher;
e hj era um dia normal pra mim, fui trabalhar, comi, fiz xixi...
o que você acha dos aniversários?
a mesma coisa?!?!?!?!?!

11:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu, por exemplo, não comemoro natal pq não sou religiosa. páscoa a mesma coisa. e por aí vai. natal virou troca d presentes e coelho nem coloca ovos. quem se lembra do tal nascimento de um cristo ou da ressureição do mesmo? bom, eu quero mesmo é feriado. aí, me chamam d herege tb. ah, e outros adjetivos tb q ñ cabe dizer aqui. rs.

dia das mães, por exemplo. a mãe é importante todos os dias, mas pq abraçá-la e presenteá-la no raio do "dia das mães"? pra fortalecer o comércio e a hipocrisia da sociedade. hipocrisia pq a sociedade adora alimentar-se de símbolos, ela simplesmente precisa de organização. e tá aí a religião, por exemplo, repleta d paradigmas, símbolos e blá, blá, blá, como um dos maiores flagelos da humanidade.

olha como um assunto puxa o outro, né?

esse dia da mulher levei na brincadeira. sou militar e veio um bando de homens "bem intencionados" dar os parabéns a minha pessoa. tão gentis e solícitos. aí, eu dizia: "obrigada, parabéns pra vc tb!" os homens se assustavam, e eu: "calma, é apenas pelo seu lado feminino. homem q é homem tem, desde q esse lado feminino ñ se sobreponha ao masculino". e claro, encerrava o assunto com meu sorriso sarcástico.

acho q esse tipo de "comemoração" somente segrega as pessoas, qdo, na verdade, a prática diária de "comemorações", deveria uni-las e levá-las a um caminho tênue e amistoso. mas as pessoas preferem falar mal de seus chefes no trabalho o ano todo e sejar "feliz ano novo", acompanhado de um abraço na festinha de confraternização no fim do ano.

eu não. e sou feliz assim.

4:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Primeiramente, parabéns pelo blog e especialmente pelas colocações nessa última matéria.
Por acaso tem formação em jornalismo ou é apenas um 'prazer' escrever?
Venho apreciando o que escreve não é de hoje. Porém com o último post me sentiria desleal em não comentar.
Sou jornalista, trabalho numa grande empresa de comunicação e talvez possa lhe oferecer uma oportunidade de expor suas colocações em um local onde outro tipo de público possa observá-lo, não desmerecendo seus leitores atuais.
Tem email? Gostaria de poder lhe enviar algo com minhas credenciais e num ambiente virtual onde eu possa contactá-lo de forma mais adequada.
Me passe por aqui mesmo seu email e entrarei em contato.
Abraços e novamente parabéns.
Nascimento.

5:04 PM  
Blogger O Herege said...

Olá, Nascimento. Fico sensibilizado com suas gentis palavras...muito mesmo.
Não, não tenho formação em jornalismo, mas em saúde. (nada a ver né...)
É realmente um hobby ficar escrevendo sobre o que penso e a forma talvez um pouco diferente do que vejo das coisas. E fico muito satisfeito que alguém aprecie isso.
Seja qual for a sua intenção, ela já é bem vinda. Meu email é bruxoetilico@hotmail.com.
Ficarei feliz em manter contato com voce seja para qual finalidade for. É sempre bom manter contato com pessoas que se afinam com aquilo que pensamos.
Receba o meu abraço e o meu respeito.
Boa noite. ;)

9:16 PM  
Blogger Gabriel Antunes said...

Vc esqueceu de mencionar que o racismo é crime imprescritível, ou seja, se o cara quiser te processar 10 anos depois, 20 anos depois, 50 anos depois 100 anos depois, 200 anos depois, ele pode. E homicídio não é. Ou seja, se você matar o cara e sumir por uns 20 anos, vc pode até confessar depois que não pega nada, mas se vc xingá-lo... sempre vai poder ser processado. Não tenho nenhum tipo de preconceito, mas acho muito interessante essa lei.
Um abraço!

10:28 PM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar