sexta-feira, fevereiro 16, 2007

A Morte do Carnaval e a Maldição do Funk


A imagem acima diz muita coisa. Talvez tudo.

Quando eu era criança ou até mesmo adolescente, havia carnaval. Hoje há apenas barulho, funk e baderna pelas ruas. Não necessáriamente nessa ordem.

Moro num paraíso chamado Arraial do Cabo (paraíso no sentido meramente geográfico) mas me criei a vida inteira no subúrbio carioca de Bangu.

Ainda agora minha esposa me pediu um "cachorro quente de rua" e lá fui eu atender um desejo de mulher grávida. Fui na pracinha mais próxima procurar pelo bendito cachorro quente.

Foi até ilusão de minha parte, mas acabei esperando ver o que eu via em minha não tão recente adolescencia nos dias de carnaval. Fiquei procurando alguém fantasiado...talvez um Clóvis!

Nossa....Clóvis pra quem nunca viu um , era uma fantasia muito comum no Rio de Janeiro. Feita de cetim multicolorido, uma máscara que lembra um palhaço e um bate bolas na mão. Eu mesmo cheguei a usar um treco daqueles lá pelos meus 15 ou 16 anos de idade. Bons tempos...

Mas o que ví foi gente sem camisa, meninas com pouca ou quase nenhuma roupa, barzinhos 'pé sujo' lotados e ... o maldito Funk.

Fica difícil pelo menos pra mim entender Carnaval sem samba ou pelo menos as velhas marchinhas de carnaval. Bem, eu podia até querer ver um frevo, um bumba-meu-boi, mas cacete....algo que realmente remetesse à cultura popular brasileira.

Compro o cachorro quente e venho andando pra casa. Olho pro outro lado da rua e vejo um carro estacionado com o porta malas levantado e uma caixa de som dentro. Mais uma vez o que se ouve é o maldito Funk.

Entrei em casa. Voltei ao portão. Queria olhar pra cara das pessoas que estavam próximas e tentar entender a 'magia' daquela bela canção entoada pela artista com o sugestivo nome de "Tati Quebra Barraco".

Olhei para aquelas pessoas e não ví sequer expressão de alegria. Também não estavam tristes.
Provavelmente também não estivessem pensando. E eu alí tentando entender o por que do Funk.

Aliás, outro dia me perguntei porque eu nunca tinha escutado uma sinfonia de Beethoven num carro de som parado em frente a um coreto. Qual o problema? É só botar alto e também vai fazer bastante barulho, já que não é pra se entender bulhufas mesmo.
Também não me recordo de ter escutado Led Zeppelin, Eric Clapton, Hendrix, Janis Joplin, Beatles, Legião Urbana, Kid Abelha, Djavan ou Zeca Pagodinho (já que não é pra se escutar samba...).
Mas não ... só se ouve o maldito funk.

Nesse momento já são quase meia noite. O carro com o som alto ainda lá está. Daqui a pouco eu vou querer ir dormir. Esse som vai ter que diminuir ou parar. Se isso não acontecer, terei que chamar uma viatura de polícia pra acabar com o 'carnaval' do dono do carro de som.

Obs: é proibido carro de som aqui na cidade. Lei municipal que vez por outra se cumpre sempre que devidamente denunciado. Mesmo no carnaval.

As pessoas talvez gostem de funk pelo mesmo motivo que gostam de igrejas. Por se tornar mais fácil.
Ainda agora ouví uma frase de uma 'canção' do funk que tava rolando no carro de som. Dizia mais ou menos assim: " Não gosto de Piru pequeeeenooooooooooooooooooo ".
Simples não? quem passa e ouve já fica ciente que pênis diminutos não serão bem vindos por aquelas redondezas. Uma maravilha da comunicação esse funk!

A culpa pelo gosto do povo pelo funk é mais uma vez de nós mesmo. Da sociedade falida.
Pra que tanta mão de obra pra se cantar uma mulher, com aquele velho papinho de pé de orelha se vivemos a época do "já é" e do " formou" ?

O funk diz tudo que você não aprendeu a dizer, ou talvez tudo que não te ensinaram a dizer.
Claro que eu não vou nem citar os funks com alusão à criminalidade pra não me tornar óbvio demais. Prefiro me ater no que tange à burrice que é imposta diariamente ao ser humano.

O carnaval acabou por si só e o funk apenas ocupou um espaço vazio. Os espaços vazios da sociedade falida costumeiramente são preenchidos por aquilo que não presta e com o carnaval não seria diferente.

Eu olho realmente e sinceramente com olhos de comiseração para essas pessoas que nesse momento estão na rua ao redor do dito carro de som que motivou meu post.
Sinto e lamento por eles, por mim e por aqueles que viverão as próximas décadas.
Daqui a uns anos vou querer dizer pro meu filho que a gente jogava confeti e serpentina em cima dos Clóvis que vinham com seus bate bolas pra cima da gente, que havia sambinhas com inteligentes duplo sentido pra gente cantarolar, que as meninas usavam roupas insinuantes mas ainda assim usavam algo que se podia dizer que estavam vestidas. Vou querer dizer que haviam desfiles de blocos de rua, de escolas de samba, dizer que as pessoas ficavam vendo desfiles de fantasias pela televisão e torciam pelos resultados finais, etc...

E corro o risco de meu filho me olhar pensando: Coitado...papai hoje fumou um bagulho muito doido e surtou de vez.
Pobre civilização.
Viva a Tati Quebra Barraco, essa musa da nova musica popular brasileira.

10 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Anonymous Anônimo said...

Cara! Que pórre! Você falou tudo! Não deixou quase nada que se pudesse acrescentar. Parabéns! É uma análise sucinta,real e inteligente desta "praga importada" que assola nossa Pindorama e nos faz reféns da nossa própria incapacidade de contra-atacar.
Caramba! Você me impôs um momento de tremendo saudosismo...
Eu também brinquei consecutivos carnavais fantasiado de Bate-bola ou Clóvis (do francês clown = palhaço), era muito legal..
Se lembra dos blocos de rua? Ha! O Cacique de Ramos, o Bafo-da-onça...
Brincávamos carnaval até nos trens quando íamos ver os desfiles na Presidente Vargas... Era tudo bem mais light, mesmo sendo uma festa da carne, pois ainda existia um pouco de respeito (palavra extirpada do dicionário brasileiro)entre as pessoas...
Ôh saudade...
Nossa! Parabéns à Prefeitura do teu Município, pois a proibição dessas "discoteques ambulantes" que nos obrigam a ouvir o que não queremos me parece uma medida extremamente civilizada, coisa de primeiro mundo mesmo... Quanta diferença desse subúrbio de merda em que resido (na ex-cidade maravilhosa), onde o IPTU é astronômico e o respeito aos direitos do cidadão é zero! Assim, biroscas e bares invadem as ruas, os carros de som fazem um barulho infernal e ainda por cima a própria PM se faz presente como que para "garantir a bagunça"...
Você está certíssimo quando diz que nossos filhos não vão entender nada, pois do jeito que a coisa vai, a contra-cultura vai crescer muito, seremos mais e mais nivelados por baixo e valores como ética, moral, respeito, honestidade etc. serão banidos para sempre da nossa sociedade, trocados pela "modernidade indecente" que cria infelizes monstros politicamente corretos...
Mas porra! Por que estou escrevendo essas bobagens? Ha! É carnaval, vamos botar nosso bloco na rua, esquecer de tudo, sa"cu"dir a carcaça e, infelizmente, em vez de dançar um samba, rebolar na boquinha da garrafa...

7:45 AM  
Blogger Juliana Villa Verde said...

Li o artigo e li o que meu amigo mago maranay disse. Fiquei pensando que possivelmente meu amigo Herege estivesse apenas no lugar errado na hora errada, tendo em vista que o carnaval vai muito bem obrigada: as escolas de samba do Rio de Janeiro pelo menos, que eu saiba, vão desfilar e em grande pompa, gastando milhões. O carnaval da Bahia está lá, no Pelourinho e por toda parte. Olinda com seus bonecos gigantes e maravilhosos também estão lá e o frevo, continua aparecendo na TV e eu continuo me perguntando como eles conseguem fazer aquilo. Amigo, talvez Arraial tenha se transformado num gueto favelístico como alguns que existem aqui no Rio, mas não se engane, o Carnaval não acabou e o funk está muitíssimo longe de tomar o lugar dele. Aconselho a mudar de cidade (ou bairro), pois a sua vivência aí está turvando a sua visão que, penso eu, já foi mais ampliada. Quanto ao que o mago maranay disse, eu não entendi se ele foi irônico ou se estava sendo sincero, pois disse que você falou tudo, que não deixou quase nada que se pudesse acrescentar para logo em seguida dizer que você foi sucinto. Será que é porque o assunto não é realmente espaçoso? Pois bem, divirtam-se no carnaval como puderem, eu por minha vez, vou para Teresópolis onde realmente o carnaval passou loooonge à beça, mas que nem por isso me faz pensar que ele está sumindo.

9:39 AM  
Blogger O Herege said...

A Juliana tem razão num ponto. Realmente não são todos os lugares que o carnaval acabou. Mas o carnaval tradicional do Rio de Janeiro e suas cidades, foram tomados pelo funk. Teresópolis? Bem, lá como em todos os ambientes mais 'frios', não costuma ha ver barulho, bagunça e FUNK nem no carnaval nem em outra época do ano.
Eu estou me referindo a carnaval de rua do RJ como bem lembrou o Matanay. Aquilo acabou e foi tomado pelo funk.
Quanto a Arrial do Cabo, temos aqui comportamentos bem provincianos realmente. Mas também temos 9 praias paradisiacas cercando um punhado de terra que a faz ser a capital internacional do mergulho.
É dificil entender arraial morando no centro do rio de janeiro...ja pensei como voce.
Mas tambem como voce, tambem preferio teresópolis, penedo, visconde de mauá, campos do jordão...nao curto muito sol e praia...sou branquinho demais...rss
Valeu JU!

10:49 AM  
Blogger Sombras Somente said...

Interessante é que a Tati procura combater as patricinhas e, no entanto, procura ser uma delas.
"Não gosto porque não tenho"

11:30 AM  
Blogger O fantástico Dr Godinho! said...

a juliana mora em q país??

abracos a todos.

godinho.

P.S.(Post Scriptum):lembrei de um hardcore da banda santista SOCIEDADE ARMADA q dizia assim "eh carnaval!! QUE MERDA!!"

2:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

A Juliana mora no páis da zona sul do Rio de janeiro , Doutor....srsrsr.
E quando a coisa fica preta, se refugia em Teresópolis....assim é mais fácil fugir do Funk.

8:37 PM  
Blogger killer said...

Bom estou aqui para fazer o meu comment, quando o herege falou do funk ele tem toda a razão, o carnaval acabou agora é somente essa praga de funk.
Bom como vc sabe estou na eua terra (arraial) o que está salvando o carnaval realmente são as praias e a pousada que estou que é show de bola o resto está uma m....., sair a noite é realmente uma tortura, em todos os lados o som qual é? claro é merda do funk.
A praga do ritmo é um saco, não tem letra não tem nada somente barulho.
É herege o carnaval acabou, agora é funk,funk,funk.
Valeu Herege vc disse tudo. esse post disse tudo
Agora mesmo estou aqui na pousada digitando o meu post e qual o som que está tocando na rua é claro que é a praga do funk.
Eu realmente ODEIO esse som do capeta..

ass: killer

8:26 PM  
Blogger Juliana Villa Verde said...

Herege, como te disse, o carnaval de rua só acabou aí camarada ... (rs) Sente só o meu inferno:

"GUIA DOS BLOCOS DA CIDADE DO RIO 2007"

1. Imprensa Que eu Gamo – Dia 03/02 – Sábado
É o bloco dos jornalistas. Suas cores: vermelho e grafite. Concentração: Mercadinho São José, Rua das Laranjeiras esquina com Rua Gago Coutinho, a partir das 15h.

2. Nem Muda nem Sai de Cima – Dia 03/02 –Sábado
Suas cores: amarelo e vermelho. Concentração: Bar da Dona Maria, na Rua Garibaldi, a partir das 17h.

3. Spanta Neném – Dia 03/02 – Sábado
Seu desfile é pela ciclovia da Lagoa. Cores: azul e amarelo.
Concentração: Próximo aos pedalinhos com desfile até o Clube Caicaras, pela ciclovia da Lagoa, a apartir das 16h

4. Cordão Literário Carnavalesco Armazém do Manuel – 04/02 – Domingo
Concentração: Beco do Rato, esquina da Rua Joaquim Silva com a Rua Morais e Vale, às 15h

5. Bloco Segura para não cair – Dia 04/02 – Domingo
Os ensaios acontecem nos dois domingos anteriores à saída. Cores: vermelho, azul e branco. Concentração: no Bar Estephanio’s, Rua dos Artistas, 130, Vila Isabel, a partir das 16h.

6. Simpatia É Quase Amor – Dias 10/02 – Sábado e 18/02 – Domingo
Este ano o bloco de Ipanema completa 23 carnavais. Os ensaios acontecem no Terreiro da Lapa (Calçadão da Lapa, ao lado do Asa Branca), nos dias 20 e 27 de janeiro e 04 de fevereiro. Suas cores: amarelo e lilás. Concentração: Praça General Osório, em Ipanema, a partir das 17h.

7. Gigantes da Lira – Dia 10/02 – Sábado
O bloco é dedicado à criançada. Concentração: Pracinha da Rua General Glicério, às 17h, em Laranjeiras.

8. Bagunça Meu Coreto – Dia 10/02 – Sábado e 20/02 - Terça-feira
Concentração: Praça São Salvador, a partir das 16h

9. Suvaco do Cristo – Dia 11/02 - Domingo
O Suvaco continua escondendo o horário de seu desfile para evitar tumultos. Nos últimos anos tem saído mais cedo, por volta das 13h. Concentração: Bar Jóia, na esquina da Rua Jardim Botânico com Rua Faro.

10. Quem num Güenta bebe Água – 11/02 – Domingo
Desfila pelas ruas de Laranjeiras. Concentração: a partir das 14h, na Adega do Juca, Rua Gago Coutinho, 37.

11. Esse é o Bom, Mas Ninguém Sabe – 14/02 – quarta-feira
O bloco desfila pelas ruas do Cosme Velho. Cores: Azul e amarelo.Concentração: Quadra dos Guararapes, no Cosme Velho, a partir das 18:30

12. Discípulos de Oswaldo – Dia 14/02 – Quarta-feira
O bloco é formado por servidores da FIOCRUZ. Concentração: bar do Chico, na Rua Castro Tavares, 185, Manguinhos, a partir das 17h.

13. Bloco Escravos da Mauá – Dia 15/02 - Quinta-feira
Suas cores: azul e amarelo. Concentração: Largo São Francisco da Prainha, a partir das 19h.

14. Badalo de Santa Teresa 16/02 – Sexta-feira
Desfila no mesmo dia do Carmelitas e ajuda a transformar as ladeiras de Santa em uma verdadeira Olinda Carioca. Concentração: Largo das Neves, a partir das 20h.

15. Rola Preguiçosa – Dia 16/02 – Sexta-feira
O bloco desfila pela orla da Lagoa, com concentração às 18h na esquina de Maria Quitéria com Epitácio Pessoa. Suas cores: branco e laranja.

16. Vem ni mim que eu sou Facinha – 16/02 – Sexta-feira e 20/02 – Terça-feira
O bloco é daqueles que não desfila, mas “fica”. Sua batucada é animada. Concentração: a partir das 17h, na Rua Prudente de Moraes, 10, Ipanema

17. Boca que Fala – Dia 16/02 – Sexta-feiraf
É o bloco do pessoal do SINTRASEF (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal). Concentração: no pilotis do prédio do MEC, a partir das 18h.

18. Bloco das Carmelitas – Dias 16/02 – Sexta-feira e 20/02 – Terça-feira
Atrai uma multidão. Desfila pelas ruas de Santa Teresa. Ensaia todos os sábados de janeiro a partir das 19h, no mesmo local onde concentra. Cores: verde, vermelho, azul e amarelo. Concentração: bar do Serginho, Rua Dias de Barros esquina com Ladeira de Santa Teresa, a partir das 18h.

19. Bloco Rival Sem Rival – Dia 16/02
É o bloco do teatro Rival, que desfila este ano pela primeira vez. O compositor Luiz Carlos da Vila será homenageado. Concentração: Rua Álvaro Alvim, em frente ao teatro Rival.

20. Concentra Mas Não Sai – Dia 16/02 - Sexta-feira
É o pioneiro dos blocos que não desfilam. Concentração: nos últimos anos foi na Rua Ipiranga, 54, no bar Severyna, a partir das 20h (confirmar).

21. Bloco do Bip-Bip – Dias 16/02 – Sexta-feira
Suas cores são: vermelho e branco. Concentração: em frente ao Bip-Bip, Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana. O bloco desfila ao primeiro minuto (00h01) do sábado de carnaval

22. Cordão da Bola Preta – Dia 17/02 – Sábado
A mais antiga agremiação em atividade no carnaval carioca. Arrasta uma multidão pelas ruas do Centro. Concentração: em frente à sede do Bola Preta, na esquina das Ruas Evaristo da Veiga e Treze de Maio, na Cinelândia, a partir das 9h.

23. Bloco do Barbas – Dia 17/02 – Sábado
Suas cores são o branco e o vermelho. Concentração: esquina das Ruas Assis Bueno e Arnaldo Quintela, em Botafogo, a partir das 14h.

24. Dois pra lá dois pra cá – Dia 17/02 – Sábado
O bloco reúne os dançarinos e amantes da dança de salão. Concentração: Casa de Dança Carlinhos de Jesus, Rua Álvaro Ramos, 11 a partir das 14h.

25. Laranjada Samba Clube – 17 /02 – Sábado
Desfila em Laranjeiras.Suas cores são o laranja e o azul. Concentração:Praça do Chorinho, na Rua General Glicério.

26. Turma do Gato – 17/02 – Sábado - Tradicional bloco de Pilares. Concentração: Rua Djalma Dutra, 16h

27. Cordão do Prata Preta – Dia 17/02 – Sábado - Desfila na Saúde. Concentração: a partir das 15h, Rua Sacadura Cabral, 375

28. Devassos da Cardeal – Dia 17/02 – Sábado
Animada roda de samba. Concentração: Bar do Galo a partir das 16h. Rua Cardeal D. Sebastião Leme, 140, Santa Tereza.

29. Bloco Que Merda é Essa – Dia 18/02 – Domingo
Sai da frente do bar Paz e Amor, que fica na esquina das Ruas Garcia D’Ávila com Nascimento Silva, em Ipanema. Suas cores: marrom e branco. Concentração: a partir das 14 h.

30. Maracangalha – 18/02 – Domingo - Concentração: Cobal de Botafogo, a partir das 16 horas

31. Bloco do Meu Kantinho – Dias 18/02 – Domingo e 20/02 – Terça-feiraÉ o bloco do centro cultural/escola de música para crianças com o mesmo nome. Sai cantando marchinhas carnavalescas pelas ruas da Penha Circular. Cores: vermelho, amarelo e branco. Concentração: meio-dia, na sede do Meu Kantinho – Rua Indígena, 62 – Penha Circular – Tel- 3888-4743.

32. Bloco dos Coqueiros – Dias 18/02 – Domingo e 20/02 – Terça-feira
A Ilha de Paquetá também tem seu bloco. Cores: laranja, branco e verde. Concentração: a partir do meio-dia, na Praia dos Coqueiros.

33. Cordão do Boitatá – Dia 18/02 – Domingo
Tem atraído uma multidão, apesar de o horário e o local só serem divulgados em cima da hora. Desfila no Centro. Ano passado desfilou pela Sete de Setembro..Toca marchinhas, maxixes e frevos, ao som de uma orquestra de saxes, flautins e trombones.

34. Bloco Suburbanistas – Desfila no primeiro domingo de fevereiro
Concentração: Rua Lima de Sucupira, 176, a partir das 15h, Irajá

35. É do Pandeiro – Dias 18/02 – Domingo e 20/02 – Terça-feira
Como diz o nome, sua bateria é composta só por pandeiros.
Concentração: no Domingo, em frente ao antigo bar Semente, na Rua Joaquim Silva, Lapa. Na Terça-feira, no Jardim de Alah, em Ipanema, a partir das 17h.

36. Bloco de Segunda – Dia 19/02 – Segunda-feira
Desfila em Botafogo. Suas cores: branco, vermelho e azul. A camiseta pode ser adquirida no próprio dia do desfile. Concentração: Cobal do Humaitá (lado da Voluntários da Pátria), a partir das 17h.

37. Se Melhorar, afunda – Dia19/02 – Segunda-feira
É o primeiro – e talvez único – bloco intermunicipal do carnaval. Concentra em Niterói e vem de barca até o Rio, onde percorre as ruas do Centro Antigo. Concentração: Praça São Domingos – Niterói

38. Rancho Flor do Sereno – Dia 19/02 – Segunda-feira
A idéia é reviver os antigos ranchos carnavalescos. Concentração: Avenida Atlântica, no Posto 6, 19 h.

39. Bloco da Ansiedade – 19/02 – Segunda-feira
É um bloco de frevos. Cores: rosa e prata. Concentração: Mercadinho São José, em Laranjeiras

40. Bloco do Clube do Samba – Dia 20/02 - Terça-feira
Um dos blocos mais antigos e tradicionais do carnaval de rua da cidade. Suas cores: preto e branco. Concentração: Avenida Atlântica esquina com Santa Clara, a partir das 14h.

41. Bloco Meu Bem Volto Já – Dia 20/02 – Terça-feira
Desfila no Leme. Concentração: Avenida Atlântica, no início do Leme, a partir das 15h.

42. Tramela – Dia 20/02 – Terça-feira
Desfila pelas ruas da Abolição. Concentração: Rua João Pinheiro esquina com Rua Teresa Cavalcanti, a partir das 16h.

43. Só Prá Ver o Que Vai Dar – Dia 20/02 – Terça-feira
O bloco desfila em Botafogo. Cores: Azul e Amarelo. Concentração: esquina das Ruas Arnaldo Quintela e Oliveira Fausto, a partir das 15 h.

44. Bloco Virtual – Dia 21/03 – Quarta feira - Desfila do Posto Nove ao Arpoador.
Concentração: no Posto Nove, praia de Ipanema, a partir das 18h.

45. Voltar Pra Que? – Dia 22/03 – Quinta-feira
Suas cores: azul e vermelho. Concentração: em frente ao Teatro Rival, no bar Carlitos, a partir das 20:30h.

46. Zumbi de Pilares – Todos os dias de carnaval.
Anima o carnaval de rua de Pilares, juntamente com o Pagodão do Beco, a partir das 19h, no Largo de Pilares.

47. Bloco Bafafá – Dia 24/03 - Sábado
Outro que não desfila, mas fica concentrado na areia do Posto 9, em Ipanema, onde a festa rola ao som da orquestra do Cordão do Bola Preta e doDJ Franz.

48. Berço do Samba – Dia 24/02 – Sábado
É o primeiro ano do bloco, organizado pelo site Berço do Samba. Concentração: Av. Salvador de Sá, ao lado do Sambódromo, a partir das 17h.

49. Monobloco – Dia 25/02 – domingo
Desfila pela praia do Leblon, arrastando uma multidão. Concentração: final da praia do Leblon, a partir das 12h.

Satisfeito? E vem querer me convencer que carnaval de rua acabou?? Ai de mim que odeio carnaval e estou aqui nesse inferno!

Abraço!

4:11 PM  
Blogger O Herege said...

Tudo bem, Ju....bagunça tem por todo lado. O problema é que nessas merdas de bloco também só se ouve o maldito FUNK.
Em tempo: também queria ter ido pra Terê. Mas com mulher grávida vomitando o tempo todo nem pensar!
Valeu pelo comment.

4:24 PM  
Blogger Juliana Villa Verde said...

Hm ... agora eu não sei, porque não fui a nenhum! (rs.) Melhoras pra bonitona! Beijos!

5:33 PM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar