quinta-feira, fevereiro 08, 2007

A Dor da Catarse e do Vazio


Após 11 dias de luto (e muita luta) volto a ter motivos para escrever. Sim, até para escrevermos tem que haver motivo. Meus leitores são ao mesmo tempo meus convidados e merecem meu respeito literário.


Catarse é a purificação da alma através da descarga emocional provocada por um drama. Este é um conceito teorizado por Aristóteles.


Eu gostaria de dizer que mais do que o sentimento de perda, dói mais o 'nascer do siso'. Siso é aquele dente lá de trás que só nasce após alguns bons anos de vida. Dizem que há pessoas que não o possuem, portanto não passam por esse sofrimento. (não sou dentista)


Viver um turbilhão de sensações ao mesmo tempo é fichinha perto de qualquer ácido na veia que se tome. Com o agravante de que as situações são reais e tem consequencias. Num delírio lisérgico, tudo que era 'loucura', simplesmente passa diante do fim do efeito da droga.


O olhar se perde. Busca-se força em tudo, mas sentimos a potência (?) de descobri-la apenas dentro de nós. Aliás, Lennon havia profetizado isso quando disse que somente se achou dentro de sí.


Mas pra que serve a catarse e por que se faz tão necessária?


Talvez seja para a reflexão...mas aqueles que já refletem sobre tudo o tempo todo devessem ser poupados desse desconforto.


Desconforto....acho que encontrei a palavra. Qualquer lugar se torna estranho.


Começamos a notar todos os ruídos e cheiros ao nosso redor. Afinal, tudo antes era pequeno.

Começamos a desenvolver manias que antes jamais pensamos ter.


Pessoas ao redor. As pessoas começam a ter valores os mais exdrúxulos. Gente a sua volta pode incomodar muito, mesmo quando querem te dar conforto.

E nenhuma....absolutamente nenhuma delas está em verdadeira comunhão com você. Elas não estão preocupadas com você. Elas tem apenas 'pena' de você. O pior dos sentimentos.

Portanto, impossível se sentir bem no meio de 'gente'.


O que muda dentro de você é 'apenas' a forma como você vê o mundo. Em meu caso particular, ainda não encontrei motivos para ver nada mudado para melhor. Até agora só notei que o lado ruim pode se tornar terrivelmente cruel e sádico. Mas ... isso para um Herege é apenas mel na colher.


Não que eu quisesse passar por isso. Mas um batismo de sangue.


Não sei com que frieza e fortaleza sairei da atual situação, mas entendo que jamais serei a mesma pessoa.


Mais uma vez me sinto como uma mísera partícula de um universo ainda em formação, mas com um maldito (?) sentimento por dentro e alguns lampejos de raciocínio. Sim, eu e você temos apenas lampejos de raciocinio. Ainda não conhecí alguem que realmente raciocina e que consiga trazer isso para a propria vida. Nós, comuns, apenas questionamos.


Talvez eu vire um bom samaritano visitador de asilos, leprosários, comece a ir tocar violão debaixo do viaduto para alegrar a vida de alguns moradores de rua (esses 'esquecidos pelo sistema'). Talvez eu decore todos os salmos de Davi como se aquilo não fosse merecedor de escárnio. Talvez eu largue a Medicina Chinesa e passe a me dedicar a pintura barroca....talvez.


Talvez eu me torne (ainda mais) azedo e seco do que já sou. Não, isso não é impossível. Talvez essa seja a tendência mais forte.


Talvez eu ainda encontre um ponto de equilibrio que me faltava (?) entre esses opostos.


Notaram o excesso de interrogações em minha retórica? É a isso que a catarse leva...ao questionamento.


Eu estou parindo alguma coisa. Eu só ainda não sei o que é. Mas é algo que veio pra ficar.

E sinto que é pra me preparar para algo ainda mais forte que enfrentarei. Eu só ainda também não sei o que.


Com isso tudo, tenho aprendido algumas pequenas coisinhas:


- Mãe é uma coisa tão importante pra gente, que deveria haver uma sempre de reserva.

- É possível sim sentir-se sozinho com um bando de gente em volta de você.

- O poço não tem fundo. Portanto, jamais ache que está no fundo dele. Sempe pode piorar um pouco.

- Deus também não existe. Pelo menos não 'aquele'.

- Jesus não pode fazer nada por você. Nem ele nem a sua bisavó que ja morreu. Mas ele não tem culpa disso. Ele tem tanta culpa de ser uma lenda quanto o Pato Donald.

- Buda também nada pode fazer. Mas esse também nada prometeu, portanto...

- Quando está tudo bem, tudo parece conspirar a seu favor.

- Quando começa a ficar tudo mal, pode começar a esperar o mesmo mecanismo citado acima. E se gosta de conselhos, não se oponha ... deixe o vento levar. Pois nessa hora além de você nao ter forças, toda e qualquer sensação de derrota só vai atrapalhar, portanto sequer lute pois você vai mesmo sair perdendo. Apenas deixe o vento bater.

- Provavelmente o mundo nunca vai acabar. Quem acaba somos nós.

- Não espere muito dos amigos nesses momentos. Não que eles sejam negligentes....mas incrivelmente eles estarão ocupados com coisas tão relevantes que você vai se sentir constrangido em incomodá-los. Ocupe seus amigos em momentos de comemoração e de chopp....mas não encha o saco deles com seus lamentos.

- Espere menos ainda da família. Lembre-se que foi nela que você teve os maiores problemas da sua vida e não vai ser agora que essa 'corrente' vai ser quebrada. Contudo, ainda é pra onde corremos e, bem ou mal, somos assistidos. E se a familia te trouxer mais uns metros abaixo do poço, encare isso apenas como mais um detalhe da catarse.

- Aprendí também que que a dor da perda da mãe realmente não se compara com a perda de um filho(a). Principalmente quando essa mãe era uma criança dependente de você pra tudo e quando você a vê partindo, não se poder fazer absolutamente nada.

- Eu só ainda não aprendí a não alugar os amigos falando da morte da mãe num blog pela segunda vez consecutiva.


Obs: O post anterior não foi o último porque um dia minha mãe leu meu blog e disse: "Meu filho, assim você vai acabar pondo caraminhola na cabeça dessa gente ou vão te chamar de maluco...". E eu respondí: Tomara, mãe, tomara...

9 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Blogger Sombras Somente said...

Acho que a catarse de alguma forma lhe foi benéfica, meu amigo.
Nesse texto há mesmo muito o que pensar.
Tudo de bom.

12:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

TIooo, naUM sei como vc conseguiu escreve esse texto...
Naum sei oq pensar, nem oq falar pra vc, sóH vc sabe a dor q está sentido, kero que vc saiba o qto gosto de vc e te admiro tio, e sei q isso é uma fase terrível q infelizmente todos vamos passar um dia...mas vc é uma pessoa forte, sem dúvida vc é o cara...
E sua mãe tá lá em cima, virou uma estrelinha bem bonita, te olhando, sorrindo pra vc...pra sempre, e pode apostar ela não gostaria de ver seu filho sofrendo desse jeito nunka, vc é forte.
te adoro tio.

1:28 PM  
Blogger killer said...

depois de ler o seu post levo-me a pensar como posso ajudar um amigo no momento tão dificil, qualquer palavra qualquer atitude não vão significar nada para esse amigo.
Pena sentimos por coisas que acontecem com pessoas desconhecidas.
Sei do seu sofrimento, vejo a força que vc faz para ir ao trabalho cura as pessoas, onde na verdade quem precisa de cura e vc.Vejo em certos momentos a vontade que vc tem de gritar o que vc está sentindo.
Agora eu digo por mim não tenho pena de vc tenho sim admiração e respeito por sua força, que mesmo no sofrimento coloca um post como este.
É bruxo herege etílico como vc mesmo disse o guerreiro está ferido,
abraços vc sabe que pode contar comigo para tudo

4:47 PM  
Blogger Blog da Dani RJ said...

Não tenho pena de vc.Sou solidária com seu momento de dor.
talvez apenas vc se transforme numa pessoa mais forte e madura
talvez apareça uma ruguinha no seu rosto
talvez a ruguinha desapareça quando seu filho falar "papai"
talvez vc se agarre ainda mais à beleza da vida
talvez vc perceba que seria egoísmo querer que ela ficasse,precisando partir..
talvez vc descubra que na despedida a pessoa que partiu se torne cada vez mais presente
Estou aqui quando vc precisar.Pode e deve ligar e aparecer.Vc não incomoda!
Vc é meu irmão de coração e é necessário.
bjs

8:40 PM  
Blogger killer said...

continuando.....
Cara amigo não é uma simples pessoa que vc chega e fala oi, amigo é para os momentos bons e tb para os momentos ruins, é poder dar conforto, é rir é chorar junto isso é ser amigo.
Pense André pense estamos aqui para te dar uma moral queremos ver o guerreiro forte novamente.
Sei que o momento é difícil para vc.
Imagine-se sendo como a ave phoenix que surge das cinzas mais forte do que antes.
Ah só para completar quem tem pena é galinha rs, o que sentimos por vc é preocupação ok?.
E se vc falar que está alugando novamente vai levar porrada.
Bom só para reforçar pode contar comigo valeu!!!!!

12:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

André,
Faço-me presente em seu blog pela primeira vez. Li suas duas últimas postagens, com muita atenção. De fato, as respostas estão dentro de ti. Melhor, estão inseridas em cada ser humano. A reflexão, por vezes nauseante, se faz necessária diuturnamente, para que alcancemos a compreensão sobre a vida e a morte. Supreendeu-me com essa dicotomia: raciocínio x questionamentos. Afinal, apenas especulamos e formalizamos inúmeras hipóteses. Enquanto humanos, seres pensantes, ainda somos incapazes para a VERDADE. Qual? Não sei, também a desconheço. Porém, mantenho o espírito investigativo na tentativa quase vã de elucidar muitas perguntas inquietantes. Esse é o caminho, deveras espinhoso. Não baixe a guarda e prossiga em frente!
Já nos conhecemos a alguns bons anos, embora não tenha a mesma intimidade de um irmão ou amigo de infância.
Tu conheces a minha casa. As portas estão abertas, caso deseje uma prosa.
Força, cara!
Grande abraço.
Pestana nº2 [ou seria nº1? hehehe]

1:37 AM  
Anonymous Anônimo said...

Uma correção no texto anterior: já estive outras vezes aqui. Dessa vez, expus em palavras.
Abração, fui.

1:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

André, meu caro. Pior do que apenas estar no fundo do poço é quando põem a tampa sobre ele...
Bom que esse seu "fundo do poço" ainda estará sem tampa por um bom tempo, assim a possibilidade de sair logo é bem grande.
Nada do que se fale pra você poderá responder tuas indagações.
Vá lá que se diga: Ha! Pode contar comigo! Afinal, amigos são elementos primordiais em nossas vidas... Mas, quero te dizer que muitos filósofos e biopesquisadores chegaram à mesma conclusão: "A essência da vida é a própria vida!", ao que eu acrescento: que por sinal, é muito curta!!! Assim, melhor mesmo é viver intensamente cada minuto como se fosse o último e não deixar esses questionamentos irrespondíveis roubarem o néctar de sua existência...
"Aujourd'hui, oui!
Demain je ne veux pas..."
Um abração p'ra você.

5:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

É meu amigo...eu entrei aqui para comentar a nova versão da Paixão de Jõao/Jesus e, dessa vez não consegui ignorar...fazer de conta que não li...A sua mãe se mudou, foi morar em um outro lugar, igualzinho a minha...
Sinto imensamente por você, mas eu acho que sinto muito mais por mim mesma. Chego a ter INVEJA de quem consegue fazer catarse disso...
Deus te ABENÇÕE e permita que seja uma catarse verdadeira, e não um mecanismo de fuga como eu tentei fazer no começo, pois o meu muro de mentirinha, a minha catarse tão bem elaborada foi para o saco com a partida da Tia Dinorah....depois foi a minha Tia Rosa....e doi, doi tanto que eu realmente, quis ir junto,...ir embora, e me entreguei a primeira bacteria besta que passou pela minha frente. Mas sou complexa demais, difícil demais para simplesmente desistir e me deixar ir...antes de ir eu quero vingança...quero sangue...quero sentir o doce perfume da putrefação daqueles que se aproveitaram do meu sofrimento para ganhar Ibope. Pobres coitados (adjetivos daqueles que sofreram o coito), arrogantes imbecis, manipuláveis peões num jogo que nem percebem que está sendo jogado, que esqueceram o básico...que tudo neste e em qualquer mundo segue uma regra simples: é SEMPRE do mais denso para o menos denso!! Não importa em qual escolinha de magiquinha se esteja estudando o ABCD, pensando que é pós graduação, A MÃO QUE DÁ É A MÃO QUE TIRA!!!
A Ignorância que é mãe do preconceito, e com ele pariu todos os males do mundo!!!
Aonde está escrito na LETRA DE DEUS que homem não chora!!! Aonde é que está sancionado que a gente tem que ser coerente o tempo todo...perdoar sempre...esquecer sempre...ser bom!
Porque é que eu vou ter que poupar os outros se ninguem poupa a mim??
Porque é que eu sou obrigada a ter paciência com a dor do irmão que me traiu, por que ele está sofrendo se esse mesmo irmão nem estava comigo na hora da MINHA dor??? Porque eu vou ter que ficar preocupada com a saúde e com a vida do filho da minha irmã, se esta irmã nunca me deu NADA de verdadeiro, na melhor das vezes lisonjas falsas, e ainda cobiçava abertamente o pouco que me resta??? Porque sou eu que tenho que ter piedade do pau mandado rastejante, fingir que acredito em Papai Noel e deixar o Smeagel sair impune, levando as migalhas roubadas do banquete que eu preparei para ele mesmo e que ele, idiota, poderia ter inteirinho???
NÃO EXISTE VIDA AONDE EU ESTOU...SOMENTE SOBREVIDA!!!!
Minha "catarse verdadeira" foi abrir os olhos e enxergar o nojento, fétido, quente e úmido buraco aonde eu passei a vida. O "dom" sem controle a escancarar o avesso das pessoas que eu mais amei, os mais próximos, os amigos, os parentes mais queridos, eu por dentro.....asco.
Eu sei que minha mamãe deve estar muito zangada comigo! Era ela que me segurava, era ela que me fazia ser mais humana e menos réptil! Meninas educadas e de boa família não devem "por o pau pra fora"....meninas não perdem a compostura...meninas educadas não esfregam o SEU sucesso profissional e a SUA grana, ganha com o SEU trabalho na cara dos parentes homens, fracassadinhos que mal se sustentam, e ficam pagando mico por causa da mixaria da herança! Que merda de dinheiro por maior que seja, quantas toneladas de ouro vale a vida da sua mãe??? Porque eu tenho que fazer de conta que não estou vendo nem ouvindo a disputa dos ratos no porão pelos restos que ELA deixou...ficar calada, perdoar, esquecer...Qual é o motivo que existe, agora para ser a menininha, a irmã caçula e burra com amnésia?
Eu não sou uma andorinha, tentei muito, até quando estava com a espada na mão procurei ser suave e usar um florete, sob as ordens de um "general superior", mas não se pode modificar o que foi feito por Deus...minha natureza não é essa, eu sou um réptil...sempre fui. Não uma linda e elegante Naja...sinto muito...mais crua, mais terra...uma constritora...é uma sucuri, dessas que existem aos montes na Amazônia. Nada bonita, nada delicada, nada insinuante...muito eficiênte!
A você meu querido André, que toda esta imensa dor te fortaleça e te abra os olhos, mas com sinceridade eu desejo que não tanto quanto aconteceu comigo.
Ninguem merece estar tão intensamente sozinho, eu creio em uma coletenea de coisas, que se pode dizer que são a minha religião particular, e creio em Karma. Este deve ser o meu...e eu devo ter escolhido não parcelar um monte de merdas passadas e paga-las todas de uma vez. Fui burra problema meu!
Mas vou estar pedindo ao universo que vc tenha tido muito mais bom senso, parcelado em suves existências, e que a mudança da sua mamãe para um lugar aonde você não pode tocar nem sentir o cheirinho do cabelo dela, te faça uma pessoa melhor. Um GRANDE PAPAI!!!
Você é jovem e tem muita coisa linda nesta vida para você ver...o primeiro olhar do seu filho...o primeiro sorriso...o primeiro beijinho...bate palminhas....ficou em pé!!! te chamar de PAPA...o primeiro passinho...o primeiro tombo...o primeiro susto...o primeiro "Graças a Deus não foi nada!!"...o primeiro Papai Noel...
O melhor que eu consigo pensar em te desejar nesta hora é seja feliz em cada minuto, não olhe nem muito para frente, nem muito para tras...viva a sua vida com a sua mulher e com o(s) seu(s) filho(s) e principalmente com o seu umbigo. Não sofra pelo umbigo alheio, porque agora na hora de sua maior dor...quem é que você pode dizer que de fato estava com você??? Procure esquecer daqueles que apareceram somente para a hora das fotos, na hora do show, mas que nem deram as caras na hora do horror...estes não valem a pena, tente esquecer e se eles aparecerem novamente na sua vida simplesmente mate, sem fazer barulho. Não tenha pena dos outros, ninguem vai ter pena de você...Me responda uma coisa...de todos esses, quem foi que te quis tanto bem, que te amou tanto...que para poupar a sua dor, te mandou embora e ficou segurando a mão da tua mamãe na hora da passagem??? Lembrou de alguem???
Então cuida do teu filho, de você, da mulher que você fez mamãe também, e não deixa o escuro e frio tragar a sua vida ou pior, libertar o seu monstro particular.
Te gosto muito...a foto logo abaixo da janelinha aonde eu escrevo tem você tão vivo e uma Nossa Senhora das Graças tão viva...está lindo.
Beijo
Senhora do Lago

4:24 AM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar