domingo, janeiro 28, 2007

Morte - O Grande Mistério da Vida





A minha mãe morreu.

O mais difícil para muitos talvez não seja aceitar isso como um fato, mas talvez vir a publico como faço nesse momento e dizer: a minha mãe morreu.

Fica ainda mais difícil e menos confortável quando se é conhecido como um ateu.

Ficamos sujeito àquelas piadinhas (sempre nos bastidores, claro) do tipo: - agora ele vai sentir a falta de deus....ou entao ....- agora ele se converte.....ou ainda- olha a cara dele e note o quanto uma religião faz falta numa hora dessas...

Bobagem.

Vemos crentes (no sentido de crer em algo) se debulhar em lágrimas e fazer escandalos frente a um caixão de um ente querido, e vemos ateus encarando um sepultamento como que uma despedida costumeira.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. Eu só falei isso para botar 'fel' nas línguas daqueles que visitam meu blog e que agora possam estar pensando alguma bobagem desse nível.

Saibam que o guerreiro está ferido, mas não morto.


A morte é uma coisa mística. Não há nada mais mística e inspiradora que a morte. A morte da mãe da gente então nem se fale. Claro, pra quem tem um apego por mãe como eu sempre tive com a minha.

Eu vou narrar fatos e quem estiver com preguiça, convém acessar o site do Paparazzo pra se distrair.


Minha mãe morreu às 5:15 da manhã do último sábado sem dar um gemido ou sem se sacolejar buscando por ar. Encostou o corpo já fragilizado por 4 pontes de safena, 76 anos e uma severa diabete entre eu e meu irmão e parou de respirar. Os olhos ainda abertos....o peito já não palpitava. Eu fazendo respiração boca-a-boca enquanto meu irmão pegava o celular pra ligar sabe-se-lá-pra-quem pra pedir oração. Talvez minha mãe já estivesse morta e eu não soubesse, mas ele sim. Eu lá tentava algo inútil. O celular caiu da mão dele e ele então também voltou-se ao boca-a-boca junto comigo. Revezamos nisso por uns 3 a 5 minutos. Até que ele me disse: Chega.
O que estamos ouvindo de 'retorno' é apenas o barulho do ar saindo. Não há mais o que fazer.

Levantei da cama, pûs a mão na cabeça e vi alí um corpo. Em alguns segundos 36 anos de vida junto à minha mãe me passaram pela cabeça. Mas ví alí apenas algo que não mais respondia pelo chamado de "mãe".

Difícil narrar o que se passa nesse momento, mas tentarei.

A sensação é de impotência total. A sensação é de guerra perdida. Derrota.

Fui pra sala. Não lembro de ter chorado nesse momento. Acho que nao chorei. Não lembro.

Mas lembro de uma coisa. Não clamei por nada. Não me opûs às leis da natureza às quais sou fiel.

A sensação do dever cumprido como filho sempre presente me confortava naquele momento. Porém o conhecimento de saber que nunca mais ouviria aquela voz já fraca me perguntando o que eu queria comer de noite me abalava. E ainda me abala.


O mistério da morte é o não saber.

Sabemos toda a estruturação do nascimento. Acompanhamos desde os primeiros dias de gestação toda a formação de um feto até o primeiro choro quando um bebê nasce......mas nada, absolutamente nada sabemos da morte.

Será justo?

Será que eu ou você que me lê nesse momento merece não saber pra onde a minha ou a sua mãe está indo depois de parar de respirar? Será esse o preço a pagar por toda uma vida de comunhão com um ser humano?

Eu não quero nem tocar em 'deus' para não ser grosseiro nesse momento, fato que seria inevitável.

E acho também que se pouco sabemos a respeito da morte é porque a culpa é NOSSA.

Sim, a culpa é minha e sua.

Há 6 anos eu não sabia como ligar um computador na tomada de luz e hoje tenho um blog. Eu precisei descobrir como funcionava e fiquei fuçando até descobrir.

Algum cientista começou a questionar o misterio do nascimento e hoje sabemos (quase) tudo sobre como nasce um ser humano.

O problema toda da morte foi colocar religião no meio.

A religião (e os religiosos) descobriram nessa grande desconhecida, uma grande fonte de assustar e de ganhar dinheiro do povo ignorante. E assim, até hoje, por osmose, sabemos muito pouco da morte.

Com certeza já eramos pra estarmos muito acostumados com tudo isso, visto que a morte não é menos natural que comer uma pêra, ler um jornal, fazer cocô (ou tudo isso ao mesmo tempo, por que não) ou assistir um filme.

Fomos roubados desse conhecimento. Alguém de muito pouco caráter e de muita inteligencia pensou: pra que que eu vou desvendar o que existe do lado de lá, se eu e meus descendentes podemos ganhar muito dinheiro com isso tudo eternamente?


Ficamos tão abalados com a morte que nos passam coisas exdrúxulas pela cabeça. Exemplo: ainda faltavam algumas horas para o sepultamento de minha mãe quando pensei: ah, ta calor. vou tomar uma gelada, não quero nem saber.

Procurei uma cerveja no bar do cemitério. Não tinha. So tinha na rua.

Fui então pra rua procurar uma Skol gelada. Pelo caminho vi alguns lagartos se remexendo num arbusto enquanto eu passava. Pensei comigo: seriam aqueles lagartos mais importantes que a minha mãe? afinal eles continuavam a 'vidinha' pacata deles e A MINHA MÃE tinha morrido.

Pensamento escroto né? pois é...mas isso é culpa do não conhecer. Isso é fruto da MINHA COMPLETA IGNORÂNCIA sobre a morte.


Ainda hoje conversando com um parente próximo, eu prometí uma coisa. Falei que dedicarei minha vida a descobrir o mistério da morte. Thomas Edison deve ter tomado muito 'choque' antes de acender a primeira lampada e deve ter escutado muito idiota dizer que 'aquilo jamais acenderia'. Santos Dumont entao...sem comentários.


Eu conclamo a você que me lê a tomar comigo essa bandeira. Rasgar o véu. Mas rasgar sem culpa....rasgar sem dogmas.

Diariamente um familiar, um amigo, um conhecido.....alguém nos é 'raptado' pela morte, levado para algum lugar e não há 'pedido de resgate'.


Eu posso morrer sem saber para onde minha mãe foi. Mas eu vou morrer tentando descobrir.

E eu talvez influencie VOCÊ a tentar isso comigo.


PARA O LIXO com as religiões que nada mais nos oferecem que um 'cheque em branco' e que costumeiramente não tem fundos.


Entendam que eu não estou querendo a minha mãe de volta, visto que o corpo dela pereceu e, francamente, não mais a servia.

O que quero é o PARADEIRO.


Somos energia e energia não perece. Energia se transforma. Essa é uma lei universal e não fui eu quem a fiz.


No mais, fica apenas a falta, a saudade, o vazio e lamentavelmente o não conhecer. Mas esse último eu vou me dedicar a desrespeitar.

Não sou obrigar a viver na ignorância do fator 'morte' para o resto de minha vida. Nem eu nem você.


Não, nao estou enlouquecendo. Talvez a minha vida como Herege esteja apenas começando.

Que o advento do 'desaparecimento' de minha mãe se torne um marco em minha vida e que me faça descobrir o quanto de sublime e maravilhoso existe por trás dessa transição a qual chamamos morte.

Mãe, eu vou achar você. Esse post é dedicado à tua vida como mãe de 9 filhos e como pessoa que renunciou a sí mesma para dar inteligência e cultura àqueles que de dentro de tí vieram.

Me espera que eu vou te achar.


Em tempo: talvez esse seja meu último post. Apenas talvez.

15 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Blogger killer said...

André, não sei como vc conseguiu escreve esse texto cara vc é d+, mesmo sofrendo pela perda da sua mãe vc vem e escreve esse post.
Não sei o que pensar, não sei o que falar só vc sabe a dor que está sentido, quero que vc sabia o quanto te admiro uma pessoa forte, sem dúvida vc é o cara.
Realmente André vc é único

1:00 AM  
Blogger O Herege said...

Obrigado pelo carinho. ;)

1:02 AM  
Blogger eutalia said...

Quando vc diz ...mãe ,vou te encontrar....eu fico pensando...e a pessoa que se foi?que deverá sentir se foi para outra dimensão,já que é energia? sentirá saudades?sentirá vontade de passar a mão nos cabelos de um filho querido? se preocupará com a moça adolescente que deixou ou com o marido que amava?incognitas crueis ,bruxo...crueis para quem fica ,insondáveis para quem vai.
Sei que é errado,mas tenho pavor de ir embora para o desconhecido e portanto ,peço força e inteligencia suficiente para vc seguir sua jornada com sucesso...beijocas ,antalha(rss..é só para vc sorrir um pouquinho)

1:13 AM  
Blogger killer said...

fugindo totalmente do post
Cara vc podia ter tirado aquele link do mercado livre, quando vc copiou o cod para saber quantos estavam olhando o seu blog, poderia ter tirado o link, cara alem do java script ainda esse link é f..... de aturar rs,
obs vai dormir!!!!!!!

1:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá... uma amiga minha me passou o link do seu blog, e resolvi comentar. Acho que só quem já teve uma grande perda como a nossa pra entender um ao outro. Você simplesmente escreveu tudo que eu pensava e penso até hoje. Espero que vc tenha sucesso na sua tentativa, e se de alguma forma eu puder te ajudar, me avisa.
Abraços, e força.

1:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

André, meu amigo...
Sábias foram as palavras por ti descritas para estravasar o que vem sentindo.Para muitos, trata-se de uma forma um tanto quanto esquisita de lidar com a morte.Entretanto para os que lhe conhecem um pouco mais,uma forma cética de enxergar a vida, seja ela aqui ou em qualquer outro lugar.
Creio que não será possível achar a sua mãe em outro lugar que não seja dentro de ti mesmo,afinal de contas tenho a mais convicta certeza de que ela encontra-se no mesmo lugar onde sempre esteve,não havendo,desta forma, razões para procurá-la.
Estas podem não ser as palavras mais sábias, nem mesmo as que você gostaria de estar lendo neste momento, mas saiba que toda a energia que ela lhe forneceu ao longo de todos esses anos de dedicação; não só à você, como também aos seus irmãos, não se dissipará com o simples fato de ela ter parado de respirar.
Esta é a mesma energia que apenas se transforma, mas não cessa jamais.
Conte comigo para o que for necessário.E faço votos com o intuito de que este não venha a ser o seu último post neste blogger.

3:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, eu odeio a ignorância, sou contra toda religião que inibe ou omite de seus adéptos o conhecimento geral das coisas, os seres humanos são preguiçosos no que diz respeito a buscar estas repostas e outras de importancia eterna, é mais fácil encontrar um ignorante convencido do que um culto convertido, mas este é o mundo e ele há de mudar, é por isso que eu estou aqui e vc ai meu amigo André, temos uma missão e a cumpriremos, pode ter certeza disto. só gostaria que soubesse que a energia tambem se esvai, nem sempre ela desencadeia em outra energia, na morte ela se perde, para nunca mais se encontrar, a menos que em vida se tenha encontrado o destino da vida, mesmo após esta transição da essencia humana. sua mãe amigo deixou este mundo, para muitos uma incerteza, mas para ela agora a mais pura realidade. enquanto houver vida haverá esperança!

8:55 AM  
Blogger O Herege said...

O emerson disse uma coisa interessante na qual refletirei bastante: minha mae está onde SEMPRE esteve. Acho que ele pegou fundo na questão e me surpreendeu.
Foi no minimo interessante ler isso.
Obrigado pela frase brilhante e inquietante.
Talvez eu faça um post sobre essa frase...mas nao agora pq preciso dormir.

12:31 AM  
Blogger Blog da Dani RJ said...

andré,
sinto muito não poder comparecer ao velório. são 25 min da minha casa até lá, porém tive barreiras familiares que me impediram.Fiquei triste mesmo. Tudo bem..fui por pensamento.Olha..eu não sei para onde sua mãe foi ou minha avó que tb partiu a pouco tempo. Não está escrito em nenhum lugar e ninguém voltou para dizer. Entendo a dor que vc sente. A perda não foi toda na hora da morte. Acontece aos poucos. Quando vc sente que o cheiro da pessoa não está mais presente nos seus pertences. Ou quando acontece alguma coisa que vc precisa falar para ela,mas não está mais ali..é muito ruim.Mas a morte tb serve para mostrar que por hora estamos vivos. Além disso, basta olhar no espelho e vc verá que parte dela está viva em vc.A parte mais bonita e que ela mais amou. O tempo vai te ajudar a conviver com isso e vc é forte. Além disso, vc agora tem sua própria família que precisa de vc. Vai passar..
bjs
Dani

11:37 AM  
Blogger Unknown said...

Andre vc sempre foi muito corajoso em expor tudo o que pensa, foi de muita corage e bonita a sua mensagem.
Chamei meus pais para ler para eles, eles acharam lindo sua mensagem posta em um momento tão dificil e particular que você esta passando.
Um abraço....

11:07 PM  
Blogger Sombras Somente said...

Talvez não haja o que procurar, André.
O mistério não está em lugar nenhum, mas dentro de nós mesmos.
É quando você expõe o que sente, como fez, que cada um descobre um pouco do enigma que existe dentro de si.
E cada um tem o seu.
Para Doitoiévsky, a morte tinha um sgignificado totalmente diverso da grandiosa visão de Dante.
Mas ambos oferecem, da mesma forma, melhores entendimentos sobre o tema.
Espero que continue com o seu blog.
E sempre que imaginar algo sobre o além, escreva.
Assim estará nos dando novas peças para essa interminável tarefa de compor esse quebra-cabeças.
Uma dedicada mãe de nove filhos, certamente está em algum bom lugar para nós desconhecido.

4:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amigo André que depoimento sofrido, estou aqui chorando muito. Quanto sentimento, quanta perda. Não quero nem pensar na minha vez de passar por isso (se é que vou ter essa vez)! Conte sempre comigo, e por favor quando descobrir a resposta para sua pergunta por favor me informe pq com certeza também vou querer saber. Bj no coração.

8:27 PM  
Blogger Unknown said...

sÓeU...
"Ave Herege" !!!

Não tem como não achar admirável seu poder "visionário" - vc perdeu a parceria "Nostradamus&Heregeiums",
Vim direto do Orkut na comu Espírita pra escutar sobre o "Desvendar da Morte"...Ótima busca!...
se quiser próxima sugestão de investigação ... (COMO NOS ENCONTRAR EM MEIO A ESSE APARENTE "CAOS")...gostaria da resposta também... - SOCRÁTES (Outro amigo que admiro) soprou-nos um "CONHECE-TE A TI MESMO"...mas esqueceu de nos dar o manual... ou para mim parece mais um Hieróglifo, portanto se quiser me auxiliar nessa investigação: Aceito sugestões!
No Mais, vez ou outra (se não se incomodar) volto pra me te acompanhar (de longe) as tuas e questionamentos.
Gostei do que lí...Não tenho blog...só um relés meio de comunicação...(ainda não usei meu poder telepatico...AINDA!) se quiser acessá-lo elencaldas@hotmail.com
Até breve!

9:20 AM  
Blogger Unknown said...

Oi,
Mais uma vez meus sentimentos...
Muito tempo atras sonhei que reencarnava, e o mais interessante eh q eu era muito jovem e nunca havia sentido sequer esta palavra... Com o passar do tempo fui curiosando e descobri o q tinha acontecido naquele sonho. Se eh q foi um sonho...
Vc acredita em reencarnaçao? Eu nao sou religiosa, mas acho que poderia ser uma hipotese pro "sequestro" de nossos entes...
Existem porem alguns fatos q me deixam "encafifada" sobre a reencarnaçao:
1- Meu avô materno estava morrendo num leito de hospital e dizia q sua mãe o chamava (sua mãe tinha morrido uma semana antes no andar de baixo do mesmo hospital e ele nao sabia q ela estava morta). Se ela tivesse reencarnado ela nao estaria chamando ele ali! Ou sera q tem fila de espera??
2 - Minha prima foi exterminada por traficantes. Sera que ela reencarnou? Eu tive um sonho com ela mais ou menos um mes depois de sua morte em que estavamos dentro de um onibus e a um certo ponto ela descia e me dizia de seguir em frente pq ela estava muito bem ali. (ta bom o 2 foi meio idiota e certamente foi so um golpe da minha mente pra me tranquilizar)
3 - Minha tia morreu... (Essa aconteceu uma semana antes de sua mae partir...). Ela tinha alucinaçoes... Chamava minha outra tia dizendo de espantar pombos brancos q via na janela... Depois começou a dizer q via um menininho vestido de branco que entrava no quarto e ficava olhando pra ela... E o mais importante e q me comoveu foi q ela viu o proprio pai q morreu quando ela havia 5 anos, e depois viu sua mãe q morreu quando ela nasceu... Ela disse q eles vieram busca-la e q nao entendia o q estava fazendo aki ainda...
Pra onde ela estava indo??? Ninguem perguntou? Meus avós paternos estavam la??? Se eles estavam quer dizer q reencarnaçao nao existe...
E se se transformam em energia, pra onde a energia vai?
- Ja era pra mim ter ido, eu nao sei o que estou fazendo aki ainda! (palavras de minha tia horas antes de morrer)
Ela estava estranhamente nervosa pq nao tinha partido ainda. Sera q sabia pra onde estava indo?
Ou sera q sofria apenas alucinaçoes devido a forte medicamentos?
Nao sei se vc vai ler este comment tao longo e chato q escrevi mas o seu post me encafifou e desencadeou todo este comment entao la vai!

10:10 PM  
Blogger O Herege said...

OLa Danielle...eu adoraria responder diretamente a voce no seu blog...mas ele está indisponivel para acesso. Será que poderia me passar?
Abraços do Herege.

9:44 PM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar