quinta-feira, janeiro 11, 2007

A Felicidade de NÃO ter um Honda Civic


Ah, um Honda Civic...desde que me entendo por gente, esse foi meu sonho de consumo. Poucos meses atrás estive bem próximo de adquirir um e....na hora H dei pra trás. Algum passarinho me bateu que o seguro era caro demais, que as peças de reposição eram uma fortuna, que o carro era visado pra roubo, que não valia tanto quanto pedem por ele, e blá, blá, blá. Moral da história: mesmo com recursos para adquirir um, acabei optando por outro veículo que não era o dos meus sonhos mas que surpreendentemente vem atendendo de forma maravilhosa às minhas necessidades. Bom, mas e daí? E daí que ontem a noite eu tive todos os motivos do mundo para ser feliz por nao ter um Honda Civic. E um Honda Civic zerado...nem placa o filho da puta tinha. Estava eu indo para o recanto do meu lar (na verdade estava indo para a casa de minha mãe aqui no RJ) apreciando um belo Civic Zero Km a minha frente por alguns kilometros. Cheguei a pensar: "sou um babaca mesmo...podia estar com um desses agora, tirando uma puta onda, me sentindo numa espaçonave, todo mundo achando que eu sou rico (sem ser, claro) e to aqui nessa fubica que ladrão nenhum quer...". Realmente...os ladrões preferem o Honda Civic. Descí um viaduto bastante conhecido e movimentado na Zona Oeste do RJ e vejo o sinal fechado à minha frente. O Civic vai parando e eu ao lado dele. Eu já tinha apreciado toda a traseira por alguns kilometros....queria agora apreciar a belissima lateral do carro. De repente me surge uma moto vinda do nada. A moto meio que pára derrapando à frente do Civic e, como um raio, desce um homem da moto anunciando o assalto ao cara do Civic. Por um instante fico atônito vendo aquela cena. O motorista desce apavorado com as mãos pra cima. O carona, um pouco mais apavorado ainda, também desce, mas ameça correr pra longe da situação e é baleado pelo cara que ficou na moto. O motorista deita no chão. O outro apenas cái. Não prestei atenção mais nos dois. Apenas observava a ação dos bandidos como quem vê um filme. O cara que anunciou o assalto entra no carro e sái cantando pneu. O da moto o segue. O sinal abre (sim, isso tudo aconteceu em menos de 15 segundos) eu passo a primeira marcha sem ser incomodado e sigo meu trajeto ainda em estado de choque. Pela minha cabeça passaram algumas coisas posteriormente. Eu devia ter parado e dado algum apoio ao cara baleado? mas e se os bandidos vêem isso e voltam e atiram em mim também? Porra, eu tenho família! Eu devia ter ido direto numa delegacia avisar da ocorrência e me envolver até o pescoço com a situação, com direito ao delegado achar que eu era algum cúmplice tentando arrumar um álibi (se álibi for com H me perdoem...)para me safar do fato? Eu não fiz nada disso. Fui pra casa, chegando lá tomei uma lata de cerveja, tomei um banho, lí meus emails e agora to aqui dando meu testemunho a voces. Esse fato teve para mim duas consequencias bastante fortes. A primeira é que eu realmente estou decidido a não ter mais (nunca mais) um Honda Civic. Nem pela metade do preço. A outra certeza foi algo que me atingiu diretamente o ego....PORRA, será que meu carro é tão ruim assim que nem o outro ladrao da motocicleta fez questão de ficar com ele???? O ser humano é um eterno insatisfeito. E eu sou um ser humano. To feliz por não ter um Honda Civic e por não poder ter o mesmo roubado a qualquer momento. Mas acabei com isso me sentindo andando de bicicleta pelas ruas do Rio de Janeiro.
Fiquei numa situação mental confusa. Me sentí menos humano do que me julgava. Um egoísmo me bateu no peito associado com uma covardia que não me é comum. Mas...o que eu podia fazer?
Na verdade eu podia fazer muita coisa. Eu podia ter atendido ao cara caído, eu podia ter ido atrás do Civic pra saber pelo menos pra onde eles tavam levando o carro, eu podia ter jogado meu carro em cima da moto ou do cara que anunciou o assalto....eu podia ter feito uma porrada de coisas que nao fiz. E, é isso que às vezes deixa pessoas como eu se sentindo 'robots' teleguiados pelo sistema. Me sentí uma ameba paralitica diante daquilo tudo.
Tudo que sempre preguei em forma de pensar e atitudes foram pelo ralo diante de dois ladrões que nunca leram um livro (se sabem ler, claro) e que estavam com um pedaço de ferro nas mãos.
Toda minha pretensa erudição foi pro cacete e estou me sentindo um lixo.
Existe ser humano mais complicado do que eu ?

11 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Anonymous Anônimo said...

bla bla bla devia ter ligado pra samu pra eles irem resgatar o cara baleado

e opala e o carro heuaheha

11:37 AM  
Blogger Sombras Somente said...

É mesmo um grande dilema, meu amigo.
Ajudar ou não ajudar?
A probabilidade de ser morto ajudando, é enorme.
E é mesmo preciso pensar na família.
Depois se vc ajuda, será que vai adiantar muito?
O assaltado talvez escape naquele dia, mas virão outros e outros e outros assaltos.
Esse país é uma gigantesca roleta russa.
E não há mais solução.
Talvez 'aquela' que ningúem no momento gostaria.

12:36 PM  
Blogger O Herege said...

Agora eu fiquei curioso com o "aquela"...mas estou imaginando aqui o que seja...

3:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

QUERIDO ... EU TIVE UM HONDA CIVIC , FUI ASSALTADA TB , LEVARAM MEU CARRO ( COM TUDO MEU DENTRO...INCLUSIVE BOLSA) COM UMA ARMA APONTADA PRA MINHA CABEÇA . BEM , NÃO ACONTECEU NADA COMIGO ... MAS OS CARAS Q ME FECHARAM ESTAVAM NUM CELTA (VELHO) ROUBADO TB POR ELES. NÃO VOU DEIXAR DE TER UM HONDA COM MEDO DE SER ASSALTADA , ENTÃO, ACABEI DE COMPRAR UM OUTRO ZERO. CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO... QQ CARRO É VISADO , DEPENDE PRA Q ELES VÃO PRECISAR , SOUBE NO DELEGACIA Q O CARRO MAIS ROUBADO É O UNO ( PRA MINHA SURPRESA).BRUXO , REALIZE SEUS DESEJOS E SONHOS , NÃO DEIXO NINGUEM NEM NADA ME TIRAR O PRAZER DE TER O Q EU QUERO E POSSO...
BEIJOS CLAUDIA

4:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sonho é Honda civic!

eu tenho interessante um carro Honda civic. que maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

8:39 PM  
Blogger killer said...

bom eu acho o civic um carro bonito mais não é o meu preferido, não sei a minha reação perante a situação ,mais vc fez certo vc não é he man para seguir os pilantras, vc não sabia se tinha mais alguem dando cobertura, etc.
valeu!!!!!!!

10:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Liga pra isso não mas acho q faria a mesma coisa q vc fez, isso é de familia. Abraços!!!

2:00 AM  
Blogger Janaína Saucedo said...

Olha André, com certeza vc é a criatura mais complicada que conheço rsrsrsrs.. mas fazer o que né? Ninguém é perfeito, e eu adoro você! E quanto a sua atitude diante do fato, acho que eu teria feito o mesmo, infelizmente nunca sabemos o que se passa na cabeça desses ladrões,e na dúvida é melhor não se envolver!!!
Um grande beijo amigo!
Estarei sempre por aki tá???
Fui...

4:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

é........axei vc bem egoísta mesmo...claro..numa situação dessas não dá pra pensar em nada...agora, sair falandoq se sentiu mal pelos assaltantes não terem olhado pro seu carro.....fala sério né, é demais mesmo.....e tb não ter pensado em ajudar o cara .....pô de repente vc poderia ajudar de verdade.....

2:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Um dia destes conversando com um amigo descobri que o medo não existe(pelo menos para ele), pois me disse que o medo era uma coisa que inventaram e que ele colocava o medo nas cuecas e um monte de outros blábláblás. Uns dias depois, este mesmo amigo me narrou um ocorrido com ele no transito, aconteceu que ele presenciou um assalto, mas como ele não tem medo, é um pessoa que não ta nem ai para os perigos da vida ficou só observando. Bem, deixa-me fazer uma pequena apreciação do fato de não ter medo, ora, supõe-se que se uma pessoa que não tem medo pode agir em uma situação de risco onde uma pessoa medrosa não agiria, na realidade só existem 2 ações para uma pessoa com medo, ou ela corre e foge(o mais certo e seguro é claro), ou ela por um ato extremo e primeiro(pela primeira vez) de bravura enfrenta o perigo.(de onde poderá em breve surgir um valente: pessoa que enfrenta constantemente o perigo e que aprende a não ter medo por dominar a situação, tanto psicologicamente como fisicamente). Num exemplo eu poderia dizer que onde não há medo não há limites, correto? Pular de para queda, saltar de body jump, mergulhar de uma pedra a 30 mt de altura, enfrentar qualquer um em uma briga de rua, enfim, qualquer situação onde este sentimento possa ser aflorado deveria ser ignorado, pois onde não há medo não há o que temer. Sabe quando um cara é bom no kung fu ? o cara é bom, ele sabe que é e que ninguém pode com ele, ele tem medo de encarar alguém? Sabe quando estudamos muito para um teste e partimos para fazer, se vc domina e estudou o assunto não precisa ter medo, vc se sairá bem! Melhorando e explicando um pouco melhor se uma pessoa em um momento age com um ato de bravura, entenda-se que um ato isolado não torna ninguém num valente, alem do mais existirá um monte de áreas a serem superadas com diversos atos de bravura, o que por fim poderá tornar esta pessoa um ser sem medo, duvido um pouco disso pois cada um tem seus demônios pessoais a serem vencidos e uma pessoa nunca ficara em toda sua vida isenta de algum tipo de medo, mas acredito que é só isso por agora, espero que pude ser claro no exemplo. Agora voltando ao meu amigo sem medo, estes dias ele presenciou um assalto em sua frente, 2 caras em uma moto, um desce com uma arma e rende o carona de um Honda civic, e depois manda o motorista também descer , o ca

2:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Um dia destes conversando com um amigo descobri que o medo não existe(pelo menos para ele), pois me disse que o medo era uma coisa que inventaram e que ele colocava o medo nas cuecas e um monte de outros blábláblás. Uns dias depois, este mesmo amigo me narrou um ocorrido com ele no transito, aconteceu que ele presenciou um assalto, mas como ele não tem medo, é um pessoa que não ta nem ai para os perigos da vida ficou só observando. Bem, deixa-me fazer uma pequena apreciação do fato de não ter medo, ora, supõe-se que se uma pessoa que não tem medo pode agir em uma situação de risco onde uma pessoa medrosa não agiria, na realidade só existem 2 ações para uma pessoa com medo, ou ela corre e foge(o mais certo e seguro é claro), ou ela por um ato extremo e primeiro(pela primeira vez) de bravura enfrenta o perigo.(de onde poderá em breve surgir um valente: pessoa que enfrenta constantemente o perigo e que aprende a não ter medo por dominar a situação, tanto psicologicamente como fisicamente). Num exemplo eu poderia dizer que onde não há medo não há limites, correto? Pular de para queda, saltar de body jump, mergulhar de uma pedra a 30 mt de altura, enfrentar qualquer um em uma briga de rua, enfim, qualquer situação onde este sentimento possa ser aflorado deveria ser ignorado, pois onde não há medo não há o que temer. Sabe quando um cara é bom no kung fu ? o cara é bom, ele sabe que é e que ninguém pode com ele, ele tem medo de encarar alguém? Sabe quando estudamos muito para um teste e partimos para fazer, se vc domina e estudou o assunto não precisa ter medo, vc se sairá bem! Melhorando e explicando um pouco melhor se uma pessoa em um momento age com um ato de bravura, entenda-se que um ato isolado não torna ninguém num valente, alem do mais existirá um monte de áreas a serem superadas com diversos atos de bravura, o que por fim poderá tornar esta pessoa um ser sem medo, duvido um pouco disso pois cada um tem seus demônios pessoais a serem vencidos e uma pessoa nunca ficara em toda sua vida isenta de algum tipo de medo, mas acredito que é só isso por agora, espero que pude ser claro no exemplo. Agora voltando ao meu amigo sem medo, estes dias ele presenciou um assalto em sua frente, 2 caras em uma moto, um desce com uma arma e rende o carona de um Honda civic, e depois manda o motorista também descer , o carona se arrisca a correr desesperado e leva um balaço e cai no chão. O bandido leva o carrão e ainda deixa um ser humano baleado para trás, e o meu amigo viu tudo, mas o que aconteceu com meu amigo sem medo, que coloca o medo nas cuecas, que gosta de se achar suficiente e no controle de sua vida, onde está este destemido homen? Que controle ele tinha desta situação? Assim ele justificou sua falta de ação: bom, se eu fizesse alguma coisa ia ter que ir pra delegacia, dar depoimento, testemunhar, talvez perder um dia, e blábláblá , que nada a gente sabe que em um assalto, basta registrar ocorrência que o seguro paga na hora, o bem material foi restituído, mas e o trauma psicológico? Onde estava o meu amigo que omitiu socorro, colocou o rabo entre as pernas e saiu fora? Era de se esperar que uma pessoa sem medo pudesse agir com bravura e ter corrido o risco de salvar ou de evitar que uma pessoa fosse baleada, ele poderia ficar famoso com o ato de bravura, afinal era uma pessoa destemida, poderia dar entrevistas nos meios de comunicação e jornalismo, ter ganhado recompensa, ficar mais famoso com o ato, seriam muitas coisas boas a acontecer após o seu ato de bravura, ou uma coisa ruim, na pior das hipóteses poderia morrer, mais isso não é pra qualquer um, a pessoa tem que ser muito altruísta e nem um pouco egoista para isso, mas na pior das hipóteses teríamos um herói, se morresse, morreria com dignidade, mas não foi isso que aconteceu e ai vem minha indagação onde estava meu amigo sem medo?
Dentro de seu carro, bem quietinho, sabe porque ? acredito que por medo, pois nem coragem ele teve, na verdade a coragem é para os medrosos, mas isto não é para o meu amigo, pois ele não tem medo de nada.

5:24 PM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar