segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Suicídio - Um direito do ser humano




Segunda feira de carnaval. Pouca coisa ou até mesmo nada para fazer. Ir pra rua nem pensar.

Praia? só curto quando tá meio vazia...daqui a uma semana vai ficar legal e vou poder voltar a fazer minha caminhada. Eu e os tatuís.

O jeito então foi ficar fuçando internet e Orkut. Uma comunidade que eu não entrava há algum tempo hoje me chamou a atenção. Eu sempre entrava na Profiles de Gente Morta pra ver o perfil de alguém que tinha morrido e que tinha virado notícia por alguma razão. Mas hoje entrei pra ver quantos o carnaval já tinha matado (sadismo misturado com pura desocupação mesmo).


Corrí o mouse pelos links da galera que tá comendo capim pela raiz e notei a cacetada de gente que tirou a própria vida. Sim, os 'habituès' da comunidade não só noticiam a morte, como também cagoetam quando se trata de suicídio. As vezes botam em letras garrafais.


Comecei a ler o perfil dos (vários) usuários que tinham se matado nos últimos dias. Ví então como tem gente suicidando diariamente. Sinceramente eu julgava esse número menor. Achava que era coisa rara. Foi quando lembrei que só na minha família tive a oportunidade de acompanhar (não, eu nao estava junto) a notícia do suicidio de dois jovens primos. Um lá de Minas Gerais já há quase 20 anos e um mais recente há cerca de dois meses.


Suicidio nunca foi novidade e me parece que virou moda de vez. Pelo menos entre os jovens.

Eu não sou contra o suicídio. Entendo que é um direito do ser humano tirar a própria vida.

Até porque seria no mínimo inútil punir um indivíduo através da lei por ter suicidado. (nesse momento começo a rir imaginando alguém chamando a polícia e levando o defunto pro xadrez por ter suicidado)


O problema do suicídio mais uma vez nos remete à religiosidade, tema que eu detesto né...

Alguém um dia disse que tirar a própria vida (só papai do céu pode dar e tirar a vida) era pecado mortal e todo mundo acreditou.


Penso que o cara que resolve se matar é extremamente corajoso ou completamente doente. Eu, por exemplo, talvez jamais tivesse coragem de me matar. E esse é o termo que usaria para comigo: coragem.


Outro dia precisei fazer acupuntura em mim e quase morrí. Fiquei sem entender como meus pacientes gostam de minhas agulhadas e ainda me pagam pra isso.

Imagine então eu dando um tiro na cabeça, me enforcando com uma corda, cortando os pulsos, tomando chumbinho.....sei lá mais como.

Eu não curto sofrer.


Mas taí....sofrimento. Eu falei de tantas formas terríveis de se matar, mas não falamos do sofrimento imenso pelo qual essas pessoas deviam estar passando para optar por uma morte decidida.


O suicídio é arriar o jogo! é baixar as cartas e falar: Não to mais a fim de jogar! E ponto final.


E qual o problema nisso?


O problema é que se matar é contra as leis de papai do céu....papai do céu não gosta de meninos que se cortam, que comem coisas que matam ratos, nem que se penduram no chuveiro até ficar com a boca aberta e a lingua pra fora.

E se o menino ainda assim fizer, papai do céu vai ficar tão puto, mas tão puto que não vai querer esse menino perto dele e vai mandá-lo para um lugar de sofrimento eterno chamado de inferno, porque só papai do céu, esse sádico filho duma p***, pode determinar quem morre e quem vive.


Papo pra boi dormir.


Eu jamais queria ter ou passar pelo sofrimento pelo qual leva uma pessoa a tirar a própria vida. Porém acho legítimo o direito da pessoa de não querer passar por tal sofrimento, ao qual a mesma julga ser insuportável.


Acho que há um grande momento crítico pelo qual um ser humano passa, onde esse tipo de atitude pode acontecer. Já lí relato de alguns suicidas (não, nao baixou nenhum perto de mim....estou me referindo a Orkut de alguns deles, portanto, ainda estavam vivos) e não notei na maioria deles qualquer indício que pudesse me levar a apostar que esse ou aquele teria tendencias suicidas.


Recentemente perdí minha mãe, conforme retratei para todos que frequentam meu blog.

Confesso que por muitos momentos perdí o sentido da vida.

Admito que me passou pela cabeça perguntas como: que que eu to fazendo aqui a partir de hoje?


Eu poderia ter optado pelo suicídio num momento de pura racionalidade.

Eu diria que até me ventilou isso pela cabeça. Mas pra mim, isso é uma idéia que passa longe.

Eu tenho tanta bronca da morte que pra ela me levar, vai ter que ter uma justificativa bastante razoável.
Eu já falei aqui da sensação de vazio mesmo quando rodeado por muitas pessoas.
Deve haver momentos ainda piores, onde o vazio maior se mostra mais favorável que o próprio convívio com o ser humano.
O suicida é um cara que encheu o saco da vida. Ele não quer mais passar pelo que está passando e qualquer sofrimento parece pequeno perante o que ele está sentindo. E o que ele quer é acabar com aquilo.
Se o sofrimento acaba com a morte ou se a morte acaba com o sofrimento? não sei....ainda não morri pra saber. Assim como também não posso afirmar que levamos o sofrimento junto, se ele aumenta ou se ele diminui.
Deixo essa tarefa para os religiosos de plantão continuarem ganhando seu justo e merecido dízimo, determinando aos leigos o que eles devem ou não fazer.
O que eu sei do suicida é que jamais o veremos novamente. Do mesmo jeito que não mais veremos o Joãozinho que foi arrastado pelos bandidos ou então o Mario Covas que morreu de cancer. Nenhum de nós nunca mais os veremos.
E, cá pra nós...meu exemplo foi sem querer, mas até que veio bem a calhar.
Entre morrer arrastado por um carro por 7 km, sofrer com um cancer lhe comendo as visceras por dentro e detonar uma capsula de 38 na cabeça....acho que o suicida saiu ganhando.
- ah, Herege....mas e depois? e depois que o suicida morre...já imaginou o que acontece com ele?
Depois? depois você abre a sua bíblia e continua dando dinheiro pro seu pastor.
Mas entendo que acontece o mesmo que acontece com todo mundo que morre. Nunca mais é visto andando pelas ruas da cidade e fica isento de impostos como todo morto de qualquer espécie. O resto é apenas superstição.
P.S: Esse post não tem a intenção de incitar pessoas ao suicídio, mas sim de dar uma opinião a respeito de um assunto polêmico.

8 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Anonymous Anônimo said...

Grande bruxo herege etílico o que o carnaval e um resfriando não faz com essa cabeça rs.
É caro herege se a pessoa ficou puta de viver que arrume um jeito de mudar se o suicidio for o melhor que se mate . Bom eu acho que opta por este caminho e um fraco.
Sobre a acupumtura realmente de uns tempos pra cá vc está me torturando mais fazer o que se resolve rs , continuo a ser torturada até .....
Bom minha opnião sobre o post é suicido é para os fracos.

ass killer ps coloquei anonimo pois não estou conseguindo me logar

12:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bruxo, compartilho da sua opinião quanto a suicidio. Sou a favor, contanto que seja o dos outros hehe.

Mas algo me entristece neste assunto: são os motivos.

Mesmo o sofrimento sendo algo tão subjetivo, é dificil ver alguém se matar com motivos do tipo: "ela não me ama", "jamais serei feliz" vindos de pessoas com 14, 15 anos.

Ou o casal que resolve se matar (acho que tivemos um caso recente). Porra, se eles estão juntos pq se matar?

A idéia do que vem depois é algo que tb é preciso ter coragem. Não falo de castigos celestiais, imagine se suicidar e simplesmente desaparecer (é uma possibilidade) sem espirito, céu, inferno ou encarnação... Vc simplesmente desaparece! Isto não me parece tão divertido

3:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu toparia desaparecer na companhia de algumas loiras safadas e ficarmos assistindo a comédia mundana pelados, fazendo muito sexo e sem sermos vistos.
Aí sim, seria divertido.

10:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente... Você tem razão até porque esse é um privilegio do animal Homem, ou seja, ter razão no sentido real da palavra. É inspirador. E se concordo? Talvez. Parte sim e outra não, mas o que interessa mesmo é que você pensa e melhor do que isso, articula com bastante lucidez.
É isso ai! Parabens... E... " Que o BLOG se torne um livro" Pois antes de MORRER, seja suicidio, cancer ou violencia, precisamos: " Plantar uma arvore, ter um filho e ESCREVER UM LIVRO!"

10:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

creio q o suicídio seja o domínio da emoção sobre a racionalidade.

na minha cabeça, para tudo há uma solução e se não tiver, a gente arruma outro problema pra buscar outras soluções. a vida é cíclica. a gente ganha, perde, aprende e até desaprende.

qdo vc perde essa "continuidade", deixa a mente dominá-lo e entra em estado de depressão, por exemplo. o ser humano não imagina do q a mente é capaz. é capaz de somatizar problemas e tranformá-lo em câncer, em angústia, em suicídio, etc.

cada um reage da forma q bem entender aos seus problemas. suicídio é uma forma. eu, talvez, jamais fizesse isso. mas confesso, q em mim, algumas coisas morreram. e algumas coisas eu matei. portanto, o ser humano comete suicídios diários, não apenas contra a própria vida (literalmente), mas também com seus valores, sentimentos, etc. é apenas um direito.

12:23 PM  
Blogger Sombras Somente said...

Herege

A questão religiosa sobre os aspectos dogmáticos, sempre resultou em um maior benefício financeiro do que humanitário.
O ser humano está sempre ansioso por crer. Mesmo que essa crença seja 'não crer'.
Deus está muito longe da compreensão humana.
Todo aquele que se diz revelador das palavras divinas é apenas um charlatão.
Posso garantir que ele não tem nenhum documento assinado por 'Ele', que o autorize como em forma de procuração.
Seu texto leva a reflexões diversas eo vídeo bem as apura.

11:51 AM  
Blogger Blog da Dani RJ said...

que tal um post mais "alegrinho"?
sobre borboletas, por exemplo..
bjs

10:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sabe oque me fode? É que essas religiões ainda acabam fodendo com a familia desses suicidas, aumentam o sofrimento dos familiares pregando que o cara agora vai se foder no inferno,a maioria dos padres nem deixam levar o caixão para a igreja,já que o suicida tirou o prazer de Deus de matá -lo ele não merece vida após a morte, tem que arder no inferno,porque ele não aguentou a vida também não merece descansar em paz.

4:31 AM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar