sábado, janeiro 20, 2007

A vergonha de ser Espírita



Outro dia eu tava numa loja tentando comprar uma bateria recarregável de 9 volts (dessas quadradinhas) para um aparelho que possuo e, enquanto esperava a moça procurar, fiquei atento à conversa de duas senhoras perto de mim. Elas também esperavam um outro vendedor, porém desfilavam um assunto que me chamou a atenção.

Uma delas disse que tinha recebido uma 'carta psicografada' do marido falecido há 8 meses. A senhora em questão quase se inundou em lágrimas enquanto dizia que o falecido contava detalhes da relações dos dois tais como brigas em familia, das viagens deles, etc...

Claro que nada disso me impressionou. Conheço a ladainha kardetelha (kardecista + pentelha) de trás pra frente. Mas isso me remeteu há alguns anos, época em que eu rezava nessa cartilha inútil. O espiritismo nada mais é que um cristianismo disfarçado. Um cristianismo de gente que não concorda em pagar dízimo e que acha que o sangue de Jesus derramado na cruz só serviu para atrair formigas. Ah, claro...e que crêem em reencarnação. (Nisso eu também creio, mas é assunto pra um outro post - e reencarnação não pertence à doutrina espirita como alguns possam pensar)

O espiritismo tinha tudo pra dar certo se se mantivesse como ciência. Seria uma ramo interessante da psicologia voltado ao estudo do que ocorre além da matéria. Algo maravilhoso!
Uma ciência descomprometida com o clero religioso, sem tendenciosismos, e sem pieguices baratas. Talvez hoje nos encontrássemos bastante conhecedores de nossas origens espirituais, dos problemas da dor moral, do destino, da morte e, quem sabe, até mesmo de deus (com 'd' minúsculo proposital).
Mas não...alguém teve a terrível idéia de fundar mais uma religião. Alguém teve a infelicidade de misturar ciência e religião numa coisa só. Não que ciência e religião não devam andar jntas, mas não devem se justificar mutuamente em hipotese alguma. Eu entendo que a ciência serve para tornar as coisas mais claras, e a religião para tornar essa mesma clareza 'menos dolorosa' (risos).
Enfim, minha opinião sempre foi clara sobre isso...religião é para o fraco que dela precisa. Essa é a opinião do editor desse blog e não faço a menor questão que dela compartilhem.
Mas voltemos ao kardecismo.

O que vemos hoje no meio espírita são pessoas completamente sem orientação. Vemos pseudointelectualóides (essa palavra existe?) querendo 'deitar na carne seca', posando de conhecedores dos bastidores da espiritualidade. Vemos "médiuns" que se fizessem algumas consultas com profissionais da área de saúde, seriam taxados de esquizofrênicos crônicos e que estariam tomando algum medicamento 'tarja preta' para o controle de tal excitação neuro-funcional.
Os bastidores do meio espírita é o pior possível. Mediuns puxando o tapete uns dos outros buscando 'posições sociais' dentro da casa espírita, como militares lutando por uma patente mais alta ou uma estrela a mais em seus ombros. Egos inflados e personalidades doentes se julgando conhecedores da ciência da fé e manipulando pessoas que vão até esses centros buscando algum alivio de suas sequelas espirituais.
Diferentemente do que rola em algumas (muitas) seitas evangélicas, o dinheiro não é o atrativo.
O atrativo e o 'status'. O atrativo é ser tratado como "guru". Quanto mais famosa, ou conceituada no meio for a entidade que o médium receba, mais procurado e bajulado ele é.
E "ái" daquele que fizer questionamentos sobre tal médium! No meio espírita prevalece o seguinte ditado: "Crie a fama de que acorda cedo todo dia, e durma o resto de sua vida".
Quando voce atinge o estatus de inquestionável, somente uma quase ocorrência policial te tira esse status. Mesmo assim, voce ainda corre o risco de ver o infeliz sendo chamado de injustiçado e incompreendido.

E claro que umbanda, camdomblé e outras denominações afro-brasileiras não podem ser chamandas de "espíritas". Espirita é somente a doutrina que Allan Kardec codificou e ponto final.
Essas "religiozinhas de negros sem cultura" podem ser qualquer coisa, menos espiritismo...
É isso que se escuta no meio dito espirita.
O próprio espirita se boicota. O próprio espirita se discrimina. Manifestações de entidades apresentadas como "pretos velhos, caboclos e índios", são taxadas de menos produtivas no meio kardecista e em seu linguajar, são tidos como entidades "obssessoras".
Racismo puro. Preconceito latente. Tudo isso disfarçado, claro.

Porém, o que esperar duma religião que apenas driblou diretrizes do Vaticano? (sim, o kardecismo é uma facção, uma dissidência não satisfeita de alguns catolicos franceses do século XIX - vide historia do espiritismo)

Lá em cima, postei um filminho onde um medium da familia Gasparetto diz incorporar o espirito de Cartola (aquele sambista carioca, famoso por ser marido da Dona Zica da Mangueira - ou o contrário - risos). O médium citado faz Cartola se apresentar no programa Jô Soares Onze e Meia (ainda na época do SBT) mais de dez anos depois de morto, apresentando uma "canção inédita" ao vivo e a cores. Tudo isso sem autorização da família e sem direitos autorais. (???)
Como quadro humoristico é no mínimo imperdível. (risos)
Na minha opinião isso é falsidade ideológica e num país sério poderia dar cadeia ou no mínimo um bom processo.
Pobre espiritismo. Áté nasceu de família nobre e com boas intenções. Mas foi educado na FEBEM e hoje se encontra solto pelas ruas das cidades. Convém mantermos portas e janelas bem fechadas...

Bom final de semana a todos.

14 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Blogger killer said...

Bom corro o risco de novamente ser alvo do herege, mais não posso ficar calada, não sei do kardecismo não sei o que é mostrado para quem segue então não vou criticar nada. Mais sobre o video postado fala sério tá na cara que é pura armação.
O cara do nada fala que está recebendo o espirito.
Brincadeira né

11:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

por que vc acredita em reencarnação? Parece tão absurdo quanto tudo aquilo que vc não crê...e vc sempre foi tão questionador..buscando a verdade..a lógica..de repente vc diz que acredita em reencarnação..
Gostaria de saber porque vc acredita nisso,ok

11:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não tenho muito o que comentar sobre o espiritismo..pessoalmente não me agrada.Estranho pessoas brincarem com forças desconhecidas...tentar compreender aquilo que não podem ver,dominar...se hierarquizar. Para mim...fede..
Mas cada um é cada um..rs
Em tempo, voltei de trindade e fiquei chocada ao me deparar com uma salinha da onde saia um grande barulho de culto evangélico.O pastor dizia "use sua fé com seu cartão de crédito ou débito..venha aqui na frente."kct...trindade..mato puro e ofertas são aceitas com cartão de crédito ou débito..
Numa sociedade que tudo está a venda até a fé tem seu preço. Pelo menos, talvez seja poossível parcelar..sic

11:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

As casa espíritas do Rio são bem ruinzinhas, né?

Bruxo, condeno todas as coisas escrupulosas que você também condena, não sou imatura, necessitada de religiosidade, nem nada... Mas, onde vou não acontece NADICA disso que vc diz aí... Juro... Aliás, o kardecismo nem é tido como religião na casa onde vou. É tema de estudo. É doutrina...

Quanto aos médiuns, quem é novo na casa nem sabe quem é médium ou não. Estou lá há 5 meses e juro pra ti que não sei quem é ou não médium. O que foi legal disso tudo é que estou aprendendo a lidar melhor com o ser humano...

Muita diferença, né? Lá, você pode seguir qualquer religião que quiser. NENHUMA é condenada, nem aquelas FANÁTICAS... Ninguém é julgado, todos são compreendidos. TODOS...

Por isso não gosto de ver você falando assim, tão generalizadamente. Mas, se a vivência que você tem é essa, quem sou eu pra contestar, né???

Tchau, Daddy!Beijocas!

1:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom o post.
A unica parte que eu num gostei foi falando "Essas "religiozinhas de negros sem cultura" podem ser qualquer coisa..."
Alguma coisa contra negros? xD Eu sou negro...

Tudo bem...minha mãe é Medium, ela recebe...entidades, ela tem os guias dela e talz.

E achei interessante. ^^
Até mais, muito bom o blogger

10:04 PM  
Blogger O Herege said...

Claro que nenhum problema com negros. Quem tem problema com negros é vendedor de bronzeador...(risos)
Aliás, se voce souber interpretar bem o texto, notará que quando se abre uma aspa ("), vc faz uma citação não particular. Talvez seja esse o caso e talvez voce nao tenha notado.
Ah, sim...e eu sou branco.
E obrigado por gostar do blog. Volte sempre.

11:11 PM  
Blogger killer said...

caraca vc não presta

12:24 AM  
Blogger O Herege said...

O que que voce queria que eu respondesse pra um imbecil desses???

12:25 AM  
Blogger killer said...

querido bruxo herege etílico ´posso criar um post para vc será o seguinte " O que vcs acham do java script que o herege colocou no blog", (para quem não sabe o java script é aquela praga de mensagem que fica aparecendo pedindo para clicar.)
rs

8:41 PM  
Blogger killer said...

queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,queremos post,

bom fim de semana

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

olha ,eu sou espirita e não tenho vergonha!!
vc é um ignorante q vala das outras religiões se conhecer.
se vc não acredita pelo menos respeite a crença do outro seu ignorante!!!

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

olha ,eu sou espirita e não tenho vergonha!!
vc é um ignorante q vala das outras religiões se conhecer.
se vc não acredita pelo menos respeite a crença do outro seu ignorante!!!

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

pra sua informação seu otário o espiritismo vc não tem q pagar dizima, e nem engolir hóstia,
agente não tem nenhum ritual
vai numa casa espirita de verdade, não espiritualista
conheça, aprenda e deixe de ser mal caráter, porq vc não ve espirita falando mal da religião dos outros, respeite o próximo ser inferior

9:35 PM  
Blogger O Herege said...

Caro anônimo, pra seu governo, no espiritismo realmente não tem hóstia...eles não sabem fazê-la. Mas tem, e muito, ritual.
Comece a observar a sequencia de dogmas a que vc se submete num ambiente espirita e verá que é um ser manipulado por entidades as mais esquizofrenicas.
Só mais uma coisinha. Peça a alguém da sua casa espírita que lhe ensine a lingua portuguesa. Você está precisando.
Abraços do Herege.

8:39 AM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar