domingo, maio 20, 2007

O Segredo (que quase todo mundo já sabia...)



Antes de mais nada cabe aqui o agradecimento à minha amiga Dany que com tanto carinho me presenteou com o livro " The Secret - O segredo" essa semana. Queria ter pelo menos mais duas grandes amigas como você. Sinceramente.


O livro tem a intenção nítida de acrescentar otimismo e pensamento positivo às pessoas, e lido à exaustão isso pode até acontecer.


Assim como acontece com todas as seitas...


Não, eu não vou ficar aqui 'chutando' o livro ou o presente que eu ganhei, até porque ainda estou lendo o livro (estou na metade).


Porém, creio que lido até o final, nada de mais fantástico irá me acrescentar.


O livro baseia-se tão e somente na lei de atração.


Prega que você é aquilo que pensa e atrái aquilo que seus pensamentos plasmam no universo.


Essa questão é interessante e eu não sou contrário a ela, e quero deixar isso aqui bem claro.


Talvez eu tivesse uma outra expectativa do livro e acabei me frustrando em ver que era 'apenas isso'.


Falar em lei de atração é lugar comum sim. Isso é tão velho quanto andar pra frente.


E tem aspecto de seita também, uma vez que não passa de uma teoria que não se pode comprovar e que ganha adeptos que também aderem à filosofia sem maiores questionamentos.


E aí eu fico aqui pensando...será que realmente não é tudo a mesma coisa?


Sim, me parece ser tudo a mesma coisa.


Todas as religiões e seitas querem melhorar a qualidade de vida e atender aos anseios de seus adeptos.


O livro O Segredo se intitula 'o caminho' para a realização de todos os sonhos através da firmeza de pensamento.


Sim, é apenas a afirmação e uma metodologia do pensamento positivo, com alguns atalhos para que você aprenda a não cair em armadilhas do próprio psiquismo se auto-sabotando.


Alguns poderiam chamar isso tranquilamente de "mecanismos da fé".


E não estaria exagerando.


Ora, ainda ontem eu estava atentamente ouvindo o pastor Silas Malafaia pregando na Rede Bandeirantes pela manhã. (sim, eu tenho costume de assistir esses programas - não pra aceitar Jesus , mas pra aprender como se processam certos comportamentos da raça humana)


O pastor Silas inteligentemente faz o crente pensar que pode tudo na fé em Cristo.


E o faz com tamanha destreza que muitos saem dali realmente convictos de que mergulhados naquela fé tudo podem.


Podem com a fé em Cristo acabar com a miséria que os cerca, arrumar um bom emprego, podem largar o vício da bebida, etc...


Tudo bem que no final, o pastor faz 'aquela coisa feia' de ficar chorando miséria dizendo que sua conta tá no vermelho e que precisa da "ajuda" dos fiéis pra botar o proximo programa no ar, etc, etc, etc...mas isso é um detalhe que não quero entrar hoje.


O importante é que ele consegue através do "Segredo" manipular a mente das pessoas para coisas boas, e isso é bom!


Ah, Herege, mas ele aliena as pessoas!, pode alguém dizer.


E eu digo que os que alí estão buscando algo, alí estão pela mesma lei de atração que o livro O Segredo prega.


Para cada esperto existem alguns milhares de trouxas a espera de um estalar de dedos.


E pensando bem...é melhor ser um alienado com emprego e sem vício de cachaça do que um livre pensador desempregado...


Ou não, como diria Caetano...


O livro O Segredo diz que mesmo que você nao tenha 'mentalizado' nenhuma desgraça em sua vida tipo um acidente, uma doença degenerativa ou algo parecido, que com certeza você o fez subconscientemente em algum lugar de sua eterna existencia...


Ora, o kardecismo diz algo muito parecido.


O kardecismo diz que a 'lei de causa e efeito' (algo parecido com a lei de atração?) faz com que as pessoas passem por coisas boas ou ruins como efeito daquilo que fizeram em 'outras vidas'.


O Budismo (citando bem por cima...) diz que a satisfação do ser humano vem justamente do não desejar, do não almejar. Se você nao deseja, nao se frustra e assim sendo, não sofre.


Simples, não?


Me pergunto se realmente as coisas não são tão simples como parecem ser ou até mesmo tão complexas que jamais chegaremos à alguma conclusão palpável.


O livro O Segredo diz que grandes personalidades como Emerson, Newton, Edison, Platão, Galileu, Beethoven ou Einstein dominavam "o segredo" e que por isso foram estrelas que brilharam em suas épocas e carreiras. Porém não há citações dos mesmos a respeito do dito 'segredo'.


O livro diz que seus pensamentos podem se transformar em 'coisas' e que se isso não acontecer, que a culpa não é do universo, mas sim sua.


A fé é a mesma coisa.


Se você tiver fé numa coisa e ela acontecer, a sua fé foi suficiente....parabéns pra voce.


Se você não conseguiu seu objetivo, foi porque COM CERTEZA a sua fé foi insuficiente para que tal feito ocorresse.


Será que eu estou ficando maluco?
Isso me cheira a velha historinha do "velho do saco". Aquele que a mãe da gente dizia que raptava as criancinhas que saiam pra rua sem autorização dos pais, etc...e que claro, a gente nunca viu o dito velho do saco.
Estamos diante do 'velho do saco' filosófico.
Se você faz com fé, com pensamento positivo, usando o segredo ou seja lá qual diabos você quiser dar o nome e funcionar, foi porque você fez direito.
E se não deu certo foi porque você não fez direito e pronto!
Simples como comer no McDonalds, não?
Devemos ser mesmo uma raça bastante desprezível intelectualmente para estarmos aqui escrevendo (ou lendo) sobre algo tão sem fundamento.
Ou então profundamente esclarecidos por termos descoberto a pedra filosofal de nossas existências com a leitura de "O Segredo".


Ou será que é tudo isso mesmo?


O certo é que com a revelação do dito segredo ou não (tem um amigo que diz que segredo quando passa de duas pessoas não é mais segredo...) nada mudou no mundo e me sinto apenas diante de mais uma forma de fé.


Vejo também que esse tipo de fé não cobra o dízimo além do preço de capa do livro ou do DVD, e só por isso já valeria a pena trocar os cultos "caça-niquel" do pastor Malafaia pelo culto ao "Segredo".


O que me chateia nisso tudo é entender que faço parte disso tudo, tento ter fé em alguma coisa, tento ver fundamento em teses e simplesmente só vejo um grande buraco que não tem fundo.


Não estranhem se dentro de algum tempo, que O Herege desista de tentar entender como se processa o mundo, e se torne um "traidor do movimento" montando uma igreja baseada na fé em alguma coisa qualquer.


Porém, meus sinceros parabéns à Sra. Rhonda Byrne....essa sim descobriu o segredo de ficar milionária através da comercialização de um livro.


Alguém quer comentar isso?

11 Quem ama Comeeeennnttaaaaa:

Blogger Mariana Melo said...

Herege,

Vi este livro hoje, enquanto visitava uma livraria. Pensei ser mais algum "Código da Vinci" e nem me dei ao trabalho de olhar do que se tratava.

Agora vejo que não investirei meu dinheiro para ler a reformulação de uma idéia tão ultrapassada. Seria mais um tipo de auto-ajuda?
Atualmente, até o Homem-Aranha 3 parece ter este aspecto...rs.

Penso que esta história de atração, pensamento positivo ou qualquer coisa que o valha é uma pura questão de fé. Como os placebos, são psicológicos.

Particularmente, rejeito.

Um grande abraço!

Mariana

11:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Herege.
Filosofias são coisas tão antigas quanto o próprio ser humano. Crer ou não crer nada mais é do que uma opção pessoal. É certo que a força da fé remove montanhas, pois quando desejamos ardentemente uma coisa, todo o universo conspira para que o que desejamos aconteça. Mas mesmo esse universo imenso, intangível à nossa ínfima compreensão, está dependente da manifestação da nossa própria força interior, que classicamente podemos chamar de fé. Ela é uma coisa altamente válida e positiva respeitando-se, é obvio, os limítrofes da física e das probabilidades...
Afinal, a ciência já detectou que nada disso que vivemos é real, isto é: tudo não passa de uma tênue linha de frequências dentro do espectro eletromagnético e, dentro deste raciocínio, é lógico que nossa força pode perfeitamente interagir melhorando ou piorando o rumo das coisas, entende?
De qualquer modo, vivemos, então tudo é válido, nem que seja tendo ao menos... fé na vida...
Grande abraço.
Mago Matanay

2:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Herege,
Prefiro dizer que a fé é privilégio de poucos.Eu não a conheço.
Abraços!

8:18 PM  
Blogger O Herege said...

Caro Emerson...bem vindo então ao mundo dos hereges....eu tambem nao a conheço....embora quisesse muito conhecer.
Forte abraço.

11:06 PM  
Blogger Messias said...

Também não encontrei a fé....Onde compro a minha?

Pois é, enquanto pastores e "filósofos" guiam a massa para a "libertação" prefiro me manter aqui a espera da volta do tal de Jesus....preciso de fé antes que o cara volte.
=/

Pow Herege...também me amarro no programa do Silas Malafaia (tu assistiu o debate que ele participou na bandeirantes num domingos desses aí? hehehe) mas meu preferido era um da Assembléia de Deu$ onde toda a platéia do programa caia no chão com o impacto do poder de Deus emanado pelo pastor!!!

Abraço.

5:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, aceitei o convite de conhecer o blog, e achei bem interessante, realmente se assemelham com alguns questionamentos que vivo fazendo... Ainda vou ler e comentar (ou não =P) os outros posts, mas achei boa a colocação, dá pra pensar mais algumas coisas.

Afinal, se todas as seitas e religiões (ou boa parte delas) utilizam o mesmo mecanismo, por que diabos elas continuam nascendo e existindo? Por que os humanos precisam delas? Por que a universal dá tanto dinheiro? =P

Sim, eu tb gosto de olhar esses programas 'evengélicos' de vez em qdo, sem saber se rio ou se choro...

Vamos combinar de pegar uma idéia clássica e vendê-la pras massas com novas roupagens? Ficar rico assim seria ótimo =)

8:20 PM  
Blogger Sombras Somente said...

Quando desejamos alguma coisa, todo o universo conspira para que desejarmos ainda mais.
Só isso.

12:23 PM  
Blogger Sombras Somente said...

Quando desejamos alguma coisa, todo o universo conspira para desejarmos ainda mais.

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deveras interessante seu blog ...

8:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pensei que era a única a pensar que esse tal livro de capinha vermelha era O Segredo de como ganhar dinheiro, mas graças ao Deus desconhecido acabo de crer que não.

Mostro livros e artigos na internet com a mesma temática do livro. Me espantei em entrar nas comunidades e ver as pessoas falando do tal livro como a nova Biblia. Tem alguma novidade nele que eu não tenha lido? Não.

Ainda bem que eu tenho o Herege pra ler... ainda bem.

2:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Entrei nesse blog por acidente mas pensava no momento exatamente sobre isso...fé... Voltarie disse que: Deus é um comediante se apresentando para uma platéia com medo de rir...Só porque a gente ri somos chamados de hereges...Que heresia... Eu ainda desconfio mais dos padres, pois não confio em alguém que não faz sexo...rsrsrs. Quanto a fé...acho que alguém que pode acreditar que Maria concebeu virgem, em arca de noé, que todas as pessoas do planeta descedem de um único homem( Adão) e de uma única( mulher) Eva e que uma serpente falava...podem fazer paralitícos andar...sois deuses... Angela( angelacalca@hotmail.com)

2:39 AM  

Postar um comentário

<< Home

Atenção: Esse site é melhor visualizado por quem não tem medo de enxergar